Boletim da APG-UFSC | Ano 2, n. 12

Nesta edição do Boletim da APG-UFSC, convidamos em especial a todas e todos discentes de pós-graduação para participar no dia de hoje das atividades do Dia Nacional da Luta em Defesa do Serviço Público.

📺 Aconteceu 📺

• São mais de 140 mil as vítimas de Covid-19 no Brasil. A APG-UFSC lamenta esta marca, presta solidariedade às famílias e comunidades das vítimas, e continuará atuando na medida de suas capacidades para trabalhar contra esta ignóbil tendência do país, o que inclui a defesa de medidas de isolamento social e do Sistema Único de Saúde (SUS) – que, aliás, completou recentemente 30 anos de vida! Para quem sonha com e luta por um sistema ainda melhor, confira esta edição do jornal Aguacero.
  • Vimos os preços de alguns itens alimentícios dispararem nas últimas semanas. Ana Júlia e Marco Meira fazem uma análise da situação no Universidade à Esquerda: “todos esses dados […] exportações, dólar, euro, IPCA, IGP-M; tem significados muito concretos na pobreza do jantar que o brasileiro médio come enquanto os assiste”. Há também uma reportagem do Repórter Popular sobre as questões de emprego e renda especificamente em Santa Catarina.
  • Organizações reunidas na Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável lançaram um manifesto contra a inclusão de alimentos ultraprocessados no Guia Alimentar para a População Brasileira. É uma reação a uma posição da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, que pressionou para que bolachas, refrigerantes, salgadinhos e macarrão instantâneo passem a fazer parte do rol de alimentos indicados. Após a reação, no entanto, ela pediu aos técnicos da sua pasta que reformulassem a proposta (o que não significa que ela desistiu da ideia em geral). ⛲︎ Rede Brasil Atual.
  • A Associação dos Engenheiros da Petrobrás (AEPET) publicou dois textos sobre como a Petrobras, sob pressão do sistema financeiro internacional, está fazendo a festa de banqueiros suíços mas o pesadelo do povo brasileiro.
  • O Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES) publicou uma cartilha sobre o ensino remoto. A análise culmina na defesa da democracia e do debate internos e em estratégias de luta para os tempos que virão.
  • A intervenção de Bolsonaro no IFSC dá mais um fruto podre: A Instrução Normativa nº 20/2020 ordena o cancelamento das matrículas dos estudantes que não estão realizando as atividades não presenciais (ANPs). ⛲︎ Sinasefe-SC.
  • Discentes de pós-graduação stricto sensu na UFSC podem participar de estágios de tutoria. O colegiado delegado do programa deverá estabelecer, caso a caso, o número de créditos da atividade acadêmica de Estágio de Tutoria, sendo que os estudantes de curso de mestrado poderão totalizar até quatro créditos e os de doutorado até oito créditos, por meio de matrículas sucessivas, para integralização curricular. ⛲︎ Resolução Normativa 3/2020/CPG de 20 de agosto de 2020.
  • O colegiado do PPGRI aprovou um programa de ações afirmativas na seleção de mestrado e doutorado, valendo já a partir deste ano. Um passo a mais na caminhada rumo à implementação de ações afirmativas na UFSC.s_

👍🏼 Fizemos 👍🏾

✊🏾 Que tal fazer ✊🏼

✒️ Verba volant, scripta manent ✒️

Não tivemos contribuições desde o último boletim! 🙁

Saiba mais sobre a seção de contribuições autorais da comunidade.

💬 Participe da gestão 💬

Se você curte nosso programa de gestãovenha somar com a gente: reuniões semanais abertas, divulgadas em nossas redes sociais!

Acompanhe a APG no Facebook, no Twitter ou no Instagram.