CPG avalia recurso que se opõe à autonomia dos programas em não oferecer disciplinas regulares de forma remota

09/09/2020 19:43

Na sessão extraordinária da Câmara de Pós-Graduação (CPG) de amanhã (10), está em pauta um recurso contra a decisão do Colegiado Pleno do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT) de não realizar as disciplinas regulares por via remota no semestre 2020/1. O pedido de recurso foi feito pelo professor Carlos Alberto Marques (Bebeto) e receberá parecer do professor Roberto Pacheco (PPGEGC).

Durante a pandemia, o princípio mais defendido nas reuniões da CPG tem sido a autonomia dos programas para tomar decisões pertinentes à sua realidade e especificidade quanto a aderir ou não à realização de aulas pela via remota. Por isso, esperamos que a Câmara tome a decisão coerente de respeitar a decisão autônoma do PPGECT, tomada por ampla maioria do Colegiado Pleno em duas reuniões, aprovando proposta formulada por uma comissão institucional formada com docentes e estudantes do programa.

Desde a decisão do Conselho Universitário, no final de julho, sobre a readequação das atividades da UFSC decorrente da pandemia de COVID-19, o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) também optou por não oferecer as disciplinas regulares remotamente. As decisões do PPGECT e do PPGE, contrárias à implementação do ensino remoto e sua consequente precarização da educação, estão embasadas em uma discussão democrática dentro de ambos os programas, mas também no acúmulo de debate teórico e acadêmico dos dois programas de educação da UFSC. Suas decisões foram tomadas avaliando minuciosamente a realidade específica dos programas, de suas estudantes, seu projeto político-pedagógico e compreensão do papel da universidade pública nesse momento.

A APG, através da sua representação na CPG, votará em acordo com a posição das estudantes do PPGECT, que realizaram uma ampla mobilização contra a adesão ao ensino remoto e mostraram a importância da organização estudantil na construção do programa. Saudando toda a luta estudantil do PPGECT, defenderemos a autonomia do Programa sobre essa decisão, também em respeito à maioria docente que se posicionou nesse sentido em todas as suas instâncias deliberativas.