Notícias da educação na UFSC e no Brasil #002

Publicado em 5 de fevereiro de 2019

FALTA DE EDUCAÇÃO

Ricardo Rodríguez, Ministro da Educação, recentemente afirmou que “as universidades devem ficar reservadas para uma elite intelectual”. Sabendo como isso deve soar para os trabalhadores que veem no ensino superior uma oportunidade de mobilidade social para si próprios ou seus filhos, adicionou que ela não seria “a mesma elite econômica” do Brasil.

A APG-UFSC entende que essa colocação é estapafúrdia. Não se pode afirmar que seria possível selecionar uma “elite intelectual” sem que essa seleção estivesse absolutamente viciada a questões de classe, raça e gênero (entre outras). E ainda que a expansão do ensino técnico seja em si positiva, estamos falando de um país extremamente desigual, em que a renda de pessoas com ensino superior completo é em média três vezes maior que a de concluintes apenas do ensino médio – e ainda que não fosse este o caso, a educação e o fazer científico tanto se beneficiam de diversidade quanto, publicamente financiados, devem ser utilizados para a superação dos nossos problemas e a construção de um país melhor para todos; a política que o governo atual defende é a de uma universidade de ricos e poderosos que emprega recursos públicos para gerar lucros e prestígios para si próprios.

A cara da universidade brasileira não pode ser essa – e ainda tem muito que mudar!

◉ Noticia sobre a fala do ministro
https://www.msn.com/pt-br/noticias/educacao/ministro-da-educa%C3%A7%C3%A3o-defende-universidades-s%C3%B3-para-%E2%80%98elite-intelectual%E2%80%99/ar-BBSQQWT
◉ Ensino superior aumenta a renda
https://oglobo.globo.com/economia/concluir-ensino-superior-triplica-renda-mostra-ibge-22579344
◉ (Gráfico) A relação entre o nível de escolaridade de pais e mães e o número de anos de estudo dos filhos, por gênero e raça/cor
https://www.nexojornal.com.br/grafico/2018/09/10/De-pais-para-filhos-a-mobilidade-entre-gera%C3%A7%C3%B5es-na-educa%C3%A7%C3%A3o
◉ (Ensaio) A inclusão social na universidade induz a excelência acadêmica
https://www.nexojornal.com.br/ensaio/2018/A-inclus%C3%A3o-social-na-universidade-induz-a-excel%C3%AAncia-acad%C3%AAmica

UNIVERSIDADE COM PARTIDO?

Como explica nota do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES), a nota técnica 400, divulgada pelo Ministério da Educação no dia 17 de dezembro, fere a democracia interna das universidades brasileiras ao prescrever a nomeação dos dirigentes dessas instituições sem respeitar o voto direto das categorias universitárias. Este é um enorme retrocesso, e ampara – ainda mais do que outras leis já faziam – que a presidência escolha os/as reitores/as das universidades sem respeitar a deliberação de suas comunidades. Somente no ano de 2019, O presidente Jair Bolsonaro poderá escolher o reitor de 11 instituições federais. Já em novembro do ano passado, auxiliares de Bolsonaro propuseram que ele escolha reitores sem vínculos com partidos de esquerda.

◉ Nota da ANDES sobre nota técnica do MEC
http://www.andes.org.br/conteudos/noticia/mEC-muda-criterio-de-escolha-de-reitores-e-ataca-autonomia-universitaria1
◉ Equipe de Bolsonaro fala em análise ideológica para escolha de reitor
https://exame.abril.com.br/brasil/equipe-de-bolsonaro-planeja-escolher-reitores-das-universidades-federais/

FAPESC SEGUE NA DIREÇÃO ERRADA

Foi noticiado recentemente, confirmando o que já suspeitávamos, que o novo presidente da FAPESC (Fábio Zabot Holthausen) buscará “atrair fundos privados” para a fundação. Isso em muito dificulta que ela possa investir em toda uma série de pesquisas que não são privilegiadas pelo mercado, pois torna essa fundação pública dependente dos interesses dos poderosos. A pesquisa em Santa Catarina deve ser muito maior que mero instrumento de concentração de lucro, e a FAPESC segue indo numa direção que fatalmente negligenciará a pesquisa básica, as ciências humanas, a educação e a demanda por uma produção científica e tecnológica a serviço das necessidades da maioria do povo.

Nos links abaixo você pode saber mais sobre como a FAPESC (e o estado de Santa Catarina, que atua de maneira ilegal ao não destinar o mínimo de 2% de saus receitas à pesquisa científica e tecnológica) prejudicam a ciência catarinense:

◉ Posicionamentos da APG-UFSC
http://apg.ufsc.br/2018/06/19/nota-sobre-a-audiencia-publica-ciencia-tecnologia-e-inovacao-como-politica-de-estado-em-santa-catarina/
https://www.youtube.com/watch?v=nKpMP2hgE3g&feature=youtu.be
http://apg.ufsc.br/2018/07/17/a-fapesc-precisa-de-uma-direcao-comprometida-com-a-ciencia-e-tecnologia-publicas/
http://apg.ufsc.br/2019/01/08/com-governador-moises-fapesc-continua-na-direcao-errada/

◉ Notícia sobre fundos privados
https://www.nsctotal.com.br/colunistas/loetz/vamos-tentar-atrair-fundos-privados-anuncia-presidente-da-fapesc

FALTA DE JUÍZO

Decisão da desembargadora Maria do Rocio Luz Santa Ritta autorizou a deputada eleita Ana Caroline Campagnolo (PSL) a publicar, em sua página no Facebook, postagem em que se coloca disponível para receber denúncias de alunos contra professores com posições político-partidárias ou ideológicas. A APG-UFSC é contrária a essa perseguição política, uma afronta aos direitos tanto dos professores quanto dos alunos, e que serve de cortina de fumaça para os profundos problemas de condições de trabalho e financiamento da educação no país.

◉ Notícia sobre a autorização
https://www.nsctotal.com.br/colunistas/moacir-pereira/justica-autoriza-deputada-ana-campagnolo-a-registrar-denuncias-contra
◉ Saiba mais sobre a polêmica
https://www.nexojornal.com.br/expresso/2018/10/30/O-que-diz-a-lei-sobre-filmar-professor-em-sala-de-aula

NOTA SOBRE O BOLETIM #001

Na seção “PROCESSO SELETIVO DA UFSC É SUSPENSO” do nosso primeiro boletim, noticiamos o deferimento do pedido liminar do Ministério Público Federal para suspender alguns processos seletivos da pós-graduação da UFSC. Colocamos um link para a notícia no NDonline e alguns colegas questionaram por que não reproduzimos também o posicionamento oficial da UFSC.

O fato é que nos propusemos apenas a levar a informação daquilo que estava acontecendo quanto a esses processos – o fato de que houve um pedido liminar que foi deferido. Em momento algum deliberamos uma posição sobre o fundamento ou não da denúncia. De qualquer forma, segue o posicionamento oficial da UFSC, que desde então colocamos na versão online do boletim #001 em nosso site.

◉ Boletim #001 no site da APG
http://apg.ufsc.br/noticias-da-educacao-na-ufsc-e-no-brasil/noticias-da-educacao-na-ufsc-e-no-brasil-001/
◉ Posicionamento oficial da UFSC
https://noticias.ufsc.br/2018/12/ufsc-emite-nota-oficial-sobre-processo-seletivo-da-pos-em-engenharia-e-gestao-do-conhecimento/

▶▶▶ Além desse email periódico, você pode também conferir nossos posicionamentos e anúncios no site da APG e em nossa página do Facebook. É lá também que você encontra as datas das nossas reuniões, que são abertas a todas/os pós-graduandas/os, se quiser se somar a alguma dessas ou outras lutas!

◉ Site da APG: http://apg.ufsc.br/
◉ Facebook da APG: https://facebook.com/apgufsc/