Boletim da APG-UFSC | Ano 2, n. 11
Bem-vindo ao novo Boletim da APG-UFSC
Após discussões na gestão da APG, decidimos mudar um pouco o formato deste boletim, o antigo “Notícias da educação”. Ele agora será publicado com mais frequência, aqui no site da APG, mas continuará levando para a nossa comunidade as notícias e reportagens que mais demandam sua atenção.
🔭 Aconteceu 🔭
- Já passam de 125 mil as vítimas de Covid-19 no país. Ainda mais se considerarmos a subnotificação, esta é a maior única causa de mortes no país este ano (confira comparação de mortes acumuladas com outras causas de mortes em 2018 até 7 de agosto do banco de dados do Ministério da Saúde). A APG-UFSC lamenta esta marca, presta solidariedade às famílias e comunidades das vítimas, e continuará atuando na medida de suas capacidades para trabalhar contra esta ignóbil tendência do país, o que inclui a defesa de medidas de isolamento social e do Sistema Único de Saúde (SUS).
- A Cogna, maior oligopólio de educação no Brasil, cortará 75% dos cursos presenciais para substituí-los por cursos a distância. Um mesmo curso, como administração, oferecido a um público de renda maior, permanecerá sendo presencial; esse mesmo curso, ofertado para um público com renda menor, será EaD. ⛲︎ Universidade à Esquerda.
- 42% do orçamento do MEC para 2021, conforme proposta atual do governo, está condicionado a crédito extra. R$ 48,9 bi dependeriam de aprovação do congresso, afetando todo o ministério – porém mais agudamente universidades e institutos federais. ⛲︎ Folha.
- O Sindicato dos Servidores do Colégio Pedro II (RJ), votou em assembleia uma posição pelo cancelamento do ano letivo na educação básica. A diretoria esclarece que não se trata de uma proposta a ser implementada em uma escola específica, mas de algo que seja levado como alternativa à grande exclusão educacional à qual estudantes de todo o país estão sendo submetidos. ⛲︎ Sindscope.
- Cotas de bolsas de doutorado PROEX não poderão mais ser convertidas em cotas de bolsas de mestrado. ⛲︎ Ofício Circular 22/2020-CEX/CGSI/DPB/CAPES.
- A notícia de que seria possível prorrogar as bolsas de mestrado e doutorado financiadas pela Capes por 6 meses (ou seja, 3 meses adicionais, além dos que já conhecíamos) causaram certa confusão em relação ao prazo para fazer o pedido. No entanto, a Capes confirmou que o pedido de prorrogação excepcional poderá ser feito a qualquer momento (mesmo nos próximos anos), desde que as bolsas estejam vigentes e que os bolsistas estejam ativos no período que compreende os meses de abril a agosto de 2020. ⛲︎ Ofício Circular 18/2020-CPG/CGSI/DPB/CAPES.
- O Departamento de Ciências Ambientais da Universidade Federal de São Carlos lançou chamada para contratação de “docentes voluntários“, exigindo doutorado e experiência prévia. Na UNIFESP, também é possível orientar TCCs de graça. Grandes oportunidades para quem não tem contas para pagar e já aprendeu a fazer fotossíntese.
- Os prazos para entregar certificados das provas de proficiência na UFSC foram ampliados em 150 dias (seguindo o mesmo aumento no prazo excepcional para conclusão do curso e para a realização do exame de qualificação). ⛲︎ Ofício Circular 39/2020/PROPG/UFSC.
- UFSC sofre ataque hacker no primeiro dia de ensino remoto. O ataque, estilo DDoS, foi dirigido contra o moodle da universidade, que foi estabilizado em algumas horas. ⛲︎ Notícias da UFSC.
🎯 Fizemos 🎯
- Enviamos um ofício para a PROPG questionando a situação da emissão de diplomas durante a pandemia. Não queremos colocar TAEs em risco, mas nos preocupamos com a situação complicada de egressos e egressas que não dispõem do diploma. Recentemente, as diretrizes mudaram, e a expedição de diplomas pode ser solicitada pelos programas. Se você necessita do seu, entre em contato com a secretaria do seu programa.
- Estamos colaborando com a reivindicação de prorrogações para bolsas de pós-graduação UNIEDU. Bolsistas dessa modalidade estão colhendo assinaturas em apoio à sua mobilização. Se você é bolsista UNIEDU e deseja participar desse movimento, entre em contato conosco.
- Em relação à Comissão de Bolsistas FAPESC, publicamos sua nota explicando por que o comunicado da Fapesc é insuficiente. A Defensoria Pública de Santa Catarina também emitiu uma recomendação à instituição em relação à prorrogação de bolsas. A mobilização segue, e se você deseja participar conosco, entre em contato.
- Fizemos uma reunião com pós-graduandos/as residentes para compreender as necessidades da categoria e melhorar a comunicação entre residentes e a entidade.
- Questionamos as recentes parcerias da UFSC com corporações nesse momento de ensino remoto. Convidamos toda a comunidade universitária a analisar esses temas e pensar propostas que representem nossas preocupações e interesses coletivos.
- Discutimos, junto a várias APGs da região sul do país, questões sobre o fomento à ciência.
📢 Que tal fazer 📢
- Segunda Rifa da Suzaninha: São 8 prêmios, e parte do valor arrecadado vai para a Casa Transvivência (casa de acolhimento a pessoas trans) de Florianópolis.
- UFSC à Esquerda lança formulário para relatar experiências com o Ensino Remoto na UFSC. Neste momento de retorno, como as aulas estão ocorrendo? Você está perdendo algo com o ensino remoto? Envie seu relato neste formulário.
- O Restaurante Popular é um Equipamento Público de Segurança Alimentar e Nutricional que possibilita refeições saudáveis à população em vulnerabilidade social. Várias capitais do país possuem restaurantes populares; em Santa Catarina, somente Joinville e Chapecó. Está na hora de Florianópolis entrar para essa lista: conheça a proposta e assine a petição neste formulário.
✒️ Verba volant, scripta manent ✒️
Na última edição do boletim, abrimos uma nova seção ficcional (relembre o meteoro que atingiu a UFSC aqui) e a deixamos aberta para a participação de pós-graduandos e pós-graduandas da UFSC.
Para organizar melhor essas contribuições, elaboramos a regulamentação abaixo. Confira:
Termos e condições da seção Verba volant, scripta manent
- Nesta seção são publicadas contribuições autorais artísticas (doravante “materiais”), incluindo textos (ficção, poesia e demais gêneros), imagens, vídeos e outros formatos.
- A submissão de materiais deve ser feita para o e-mail apgufsc@gmail.com.
- O envio de materiais não implica seu aceite ou qualquer obrigação de publicação. O juízo final sobre a publicação de materiais submetidos fica inteiramente a critério da equipe editorial, que os avaliará com base na adequação ao programa da gestão vigente da APG-UFSC.
- Cada material poderá ter no máximo 15.000 caracteres (em caso de material textual) ou 5 minutos (em caso de material audiovisual), com formatos alternativos a depender de análise por parte da equipe editorial.
- Cada autor/a poderá ter no máximo 2 materiais em análise simultaneamente, individualmente ou como parte de um grupo.
- Caso o material seja aceito para publicação, a equipe editorial entrará em contato com a autoria por e-mail. A ausência de resposta por parte da equipe editorial após 60 dias implica a rejeição do material enviado. Materiais rejeitados não serão compartilhados com terceiros, e serão completamente excluídos.
- Nos casos de aceite, a equipe editorial entrará em contato com a autoria para que um termo de cessão de direitos autorais seja assinado. O formato da cessão será adequado à licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0), adotada pelo Boletim, e nenhum material poderá ser publicado sem assinatura, por parte de todos/as os/as autores/as, do termo de cessão de direitos autorais. Caso o termo de cessão não seja assinado em 15 dias, o material poderá ser descartado pela equipe editorial.
- Autores/as não receberão qualquer compensação, inclusive financeira, por suas contribuições.
- Materiais poderão ser publicados anonimamente, a depender da anuência da equipe editorial, mas não poderão ser submetidos anonimamente.
- Casos omissos serão decididos pela equipe editorial.
💡 Participe da gestão 💡
Se você curte nosso programa de gestão, venha somar com a gente: reuniões semanais abertas, divulgadas em nossas redes sociais!