APG questiona parcerias da UFSC com corporações na educação remota

01/09/2020 20:17

Há um mês, soubemos através dos meios de comunicação da UFSC que havia sido estabelecido uma parceria entre a universidade e a plataforma digital de educação Coursera. Da mesma forma, soubemos na semana passada da parceria da UFSC com o Google e a Microsoft, permitindo maior acesso ao G-Suite for Education e o Office 365 Student.

Consideramos fundamental que a comunidade universitária seja consultada para deliberar sobre essas parcerias e que isso não está acontecendo adequadamente. Que interesses e compromissos estão envolvidos nessas parcerias? Pensando nessas perguntas, enviamos em julho um ofício a respeito da parceria com a Coursera, com as seguintes questões:

1. De que parte veio a iniciativa para estabelecer a parceria, da UFSC ou da plataforma Coursera?
2. O estabelecimento da parceria envolveu investimento financeiro de alguma das partes?
3. Há um prazo estabelecido para a extensão da parceria firmada e dos serviços disponibilizados de acesso gratuito aos cursos?
4. A parceria foi firmada por meio de um contrato? Ele pode ser disponibilizado?
5. Além da possibilidade de matrícula em cursos gratuitamente durante o mês de Julho, há outros serviços e possibilidades garantidos na parceria?

Divulgamos aqui a resposta ao ofício, feita pelo Gabinete da Reitoria.

Consideramos que essas parcerias têm relação direta com o modelo de ensino que queremos para a nossa universidade e, também, para a manutenção de seu caráter público e socialmente referenciado. Convidamos toda a comunidade universitária a analisar esses temas e pensar propostas que representem nossas preocupações e interesses coletivos.

Tags: courseraensino remotogooglemicrosoftuniversidade pública