A APG convida para análise de conjuntura “Ensino remoto: futuro da pós-graduação?”

04/10/2022 23:34

A APG convida toda a comunidade de estudantes, professores, técnicos e demais que queiram comparecer, para participar da mesa de análise de conjuntura sobre as perspectivas futuras de luta na universidade. Com o aprofundamento dos cortes orçamentários que as universidades estão submetidas há quase uma década, vivenciamos um processo de precarização, em sua estrutura física e condições insuficientes de permanência. Junto com a escassez que corrobora para enfraquecer a capacidade da instituição de ensino em manter seu nível de excelência, a incluir suas atividades de pesquisa e extensão, acompanhamos a transformação cada vez mais acelerada do ensino presencial em ensino a distância. Propostas como a Resolução Normativa que pode inserir permanentemente o ensino híbrido na Pós-graduação nos deixam alertas para as mudanças no projeto político da universidade que tem sido pouco discutidas com nossa comunidade. Qual é a perspectiva e horizonte de luta para a pós-graduação e para a universidade no cenário atual? Qual é o projeto político-pedagógico que temos em nosso horizonte?
Essas e outras questões serão debatidas por nossos convidados na próxima segunda-feira (10/10) às 13:30 no Auditório da Reitoria da UFSC.

Os debatedores convidados são Célia Vendramini e Allan Kenji Seki.
Célia Vendramini é professora Professora titular da Universidade Federal de Santa Catarina no Centro de Educação (CED). Membro do Núcleo de Estudos sobre as Transformações no Mundo do Trabalho e do grupo de pesquisa Migração e Educação. Pesquisa trabalho, migração e escolarização; reprodução social e educação; movimentos sociais e educação; educação do campo.

Allan Kenji é doutor em Educação pela UFSC e bolsista de pós-doutorado da FAPESP na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), pesquisador colaborador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional (GREPPE) e professor da Escola de Formação Política da Classe Trabalhadora – Vânia Bambirra. Pesquisa os temas: educação superior, ensino superior, universidade e políticas públicas em educação. Sua pesquisa atual aborda as plataformas digitais e Edtech na educação básica.

Quando? 10/10, às 13h30

Onde? No auditório da Reitoria da UFSC