Relato da reunião com a Pró-Reitoria de Pós-Graduação

20/07/2022 10:47

Na quinta-feira passada (14/07), a APG se reuniu com o Reitor da UFSC Prof. Irineu Manoel de Souza, com o Pró-reitor de Pós-Graduação Prof. Werner Kraus e com o prof. Rui Daniel Prediger, com o objetivo de conversar sobre algumas pautas relevantes para os estudantes da Pós-Graduação. Entre os assuntos discutidos na ocasião, dialogamos principalmente sobre a tramitação da proposta de normatização que institucionaliza e regulamenta as aulas remotas na pós.

Durante o encontro foi possível expor assuntos tais como a escassez de bolsas de mestrado e doutorado; a redução dos financiamentos de pesquisa; as dificuldades financeiras enfrentadas para viver em Florianópolis, bem como o comprometimento da saúde mental dos discentes durante a pandemia e o impacto da volta às atividades presenciais.

Por fim, a APG solicitou que a data da votação da nova normativa fosse prorrogada para além da próxima reunião da CPG, a realizar-se no dia 28 de Julho. Lembrando que na última reunião, a entidade pediu vistas do processo, pensando em consultar a comunidade acadêmica de forma mais ampla e que, de fato, a construção desta normativa tenha um caráter mais participativo. A pauta está prevista para voltar a ser discutida na reunião do final do mês de agosto, logo após o recesso de grande parte dos cursos de pós, sendo assim, a tramitação continuará em curso.

A APG vem propondo que o debate sobre estas questões seja ampliado e, mais que isso, que os estudantes participem das discussões acerca do ensino remoto de forma ativa, trazendo seus relatos para contribuir na construção de uma universidade de qualidade e com plenas condições de permanência.

Para que isso aconteça, já organizamos o primeiro encontro com as representações discentes de todos os cursos de pós da UFSC e agora um ciclo de debates que tem como tema do primeiro encontro “Aulas remotas na pós: perspectivas e consequências”, que será no dia 21 de julho, às 18h30min, no auditório do CSE e conta com a presença dos professores Adriana D’Agostini e Mauro Titton, ambos pesquisadores da área de Educação.