Pós-Graduação em Debate I – Aulas remotas na pós: perspectivas e consequências

13/07/2022 11:07

A pós-graduação na UFSC tem passado por uma série de mudanças, que ultrapassam a realidade local, e se conectam com os problemas enfrentados pela Universidade Pública no Brasil. Questões como os recentes cortes orçamentários sofridos pela universidade, a escassez crescente de bolsas, os altos custos de moradia e permanência em Florianópolis, exigem que pensemos coletivamente como enfrentá-las.

Entendemos que o primeiro passo para enfrentar esses problemas, que diariamente tornam mais difícil nossa permanência na UFSC, é fortalecer nossas relações enquanto pós-graduandos(as) e integrantes da comunidade universitária e aprofundar a capacidade de compreensão sobre a situação que estamos enfrentando.

Com esse objetivo, propomos um ciclo de debates para o segundo semestre de 2022, que tem o título de “Pós-Graduação em Debate”. A proposta do espaço tem caráter formativo, com o intuito de discutir coletivamente alguns dos dilemas da conjuntura atual. Para contribuir com reflexões e elementos referentes à precarização da universidade pública ao longo de anos de desmonte, vamos trazer pesquisadoras e pesquisadores em sua maioria da área da Educação.

A primeira atividade terá como tema Aulas remotas na pós: perspectivas e consequências, será no dia 21 de julho, às 18:30, no auditório do CSE, e contará com a presença dos professores Adriana D’Agostini e Mauro Titton.

Adriana é professora do Departamento de Estudos Especializados em Educação do Centro de Ciências da Educação da UFSC (EED/CED/UFSC) e do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE), atuando na linha de pesquisa Trabalho, Educação e Política. Também é Supervisora de Orientação Pedagógica do Programa Institucional de Apoio Pedagógico aos Estudantes (PIAPE) e pesquisadora do Núcleo de Estudo sobre as Transformações no Mundo do Trabalho (TMT).

Mauro é professor do Departamento de Metodologia de Ensino do Centro de Ciências da Educação (MEN/CED/UFSC) e Coordenador do Programa Nacional de Educação da Reforma Agrária (PRONERA/CED/UFSC). É membro pesquisador do Grupo de Investigação sobre Políticas Educacionais (GIPE-Marx UFSC).

A pandemia de covid-19, com efeitos ainda persistentes física e socialmente, fez com que práticas de ensino remoto fossem implementadas na universidade. Esse cenário contribuiu para que problemas de acesso e permanência na pós-graduação fossem individualizados, dificultando a percepção coletiva sobre o cenário mais amplo que enfrentamos enquanto estudantes e sociedade: há um projeto político de desmonte da universidade pública em curso.

Nesse espaço a contribuição de cada estudante será importante, através de apontamentos e formulações de questões, para tornar as reflexões ainda mais críticas e coletivas sobre o projeto de Universidade que buscamos enquanto estudantes da pós-graduação.

Inscreva-se pelo formulário para participar da atividade. A inscrição é importante para podermos ter uma dimensão de quantas pessoas participarão do debate e será usada como critério em caso de lotação do auditório.  https://forms.gle/o3yzPr6sFvHnjkkLA

O quê? Pós-graduação em debate I, com o tema “Aulas remotas na pós: perspectivas e consequências”, com os professores Adriana D’Agostini e Mauro Titton.

Quando? Dia 21 de julho às 18:30

Onde? No auditório do CSE, campus Trindade da UFSC.