Sobre a fila e agendamento no RU

25/04/2022 20:35

Caros(as) graduandos(as) e pós graduandos(as) da UFSC, é por meio desta nota que a APG convoca todes a discutirem sobre a recente imposição da reitoria de agendamento para alimentação no RU para todes usuários(as).

É com grande preocupação e indignação que vemos mais esta ação excludente da reitoria, que já não bastando o problema crônico das filas e de sistema enfrentado pelos usuários do RU, criam o que, na prática, irá dificultar ainda mais o acesso de estudantes ao direito a alimentação.

Exigir que estudantes agendem dia e horário para se alimentar é transferir para o(a) estudante a responsabilidade pela falta de organização da reitoria, que teve mais de dois anos para pensar em como melhorar uma das principais políticas públicas da Universidade e, por omissão, não o fizeram.

Se a reitoria soubesse o tempo que levamos para vencer a fila diariamente, debaixo de sol e chuva, jamais iria impor mais esta dificuldade aos(as) estudantes. É um equívoco acreditar que o agendamento irá diminuir as filas, ou o desperdício. Ainda seremos muitas estudantes para se alimentar em duas horas, as pessoas ainda terão que estar na fila, só que agora com ainda mais antecedência, para não perder seu horário, sob risco de pegar a fila e mesmo assim não conseguir se alimentar. Isso é um absurdo!

Essa ação demostra a imensa falta de respeito, conhecimento sobre o público que acessa o RU e das reais dificuldades enfrentadas por nós.

Convidamos o reitor Ubaldo Balthazar e o pró-reitor de assuntos estudantis Pedro Manique Barreto a agendarem um horário e pegarem a fila conosco na próxima quarta-feira, para que tenham a real dimensão de como esta imposição dos agendamentos não faz sentido algum, e ainda atrapalha nossa rotinas de atividades no campus.

#reitorianafila