SEGUNDA EU VOU COMER NO RUUUU

08/03/2022 16:20

Na audiência pública organizada na tarde de ontem (07/03) pela APG com apoio do Sintufsc e do DCE conseguimos algumas conquistas:

– A partir de segunda-feira, 14 de março, o Restaurante Universitário do campus central da UFSC passará a disponibilizar marmitas para pós-graduandos no almoço e na janta;

– O Restaurante Universitário voltou a emitir carteirinhas hoje, após dois anos sem realizar o serviço.

Desde o início de fevereiro a APG vem realizando uma forte mobilização em relação às condições para retorno presencial. Essa mobilização teve como principais pautas a reabertura do Restaurante Universitário, a reabertura de espaço de estudo na Biblioteca Universitária e a segurança sanitária no retorno presencial, incluindo a distribuição de máscaras PFF2 para estudantes e trabalhadores terceirizados.

Fizemos diversas publicações sobre o assunto no Instagram da APG, no site e no Facebook, além dos e-mails enviados aos pós-graduandos. Também articulamos juntamente ao SINTUFSC, ao DCE e aos Centros Acadêmicos para conseguirmos estrutura para a realização do ato e divulgação que atingisse mais pessoas.

Através de um formulário que foi enviado para todos os estudantes da pós-graduação e da graduação, constatamos a necessidade de reabertura imediata do RU: mais de 2500 estudantes responderam que se alimentariam no RU se estivesse funcionando de alguma maneira (entregando marmitas, por exemplo).

No mesmo formulário, mais de 940 estudantes enviaram um relato por escrito da sua situação. Os relatos constituem uma documentação sobre a situação dos estudantes da UFSC durante a pandemia e foram colados nas paredes da reitoria como forma de intervenção política na mobilização de ontem. Um compilado dos relatos também foi entregue ao gabinete da reitoria em um ato simbólico no início da audiência, para que a reitoria esteja ciente e se responsabilize pela situação dos estudantes durante a pandemia.

A audiência teve a presença do reitor Ubaldo Balthazar, do chefe de gabinete Áureo Mafra, do Pró-Reitor de Assuntos Estudantis Pedro Manique Barreto e do secretário de planejamento e orçamento Fernando Richartz. Os quatro foram muito cobrados e pressionados pelos estudantes presentes.

Em relação à Biblioteca Universitária, as respostas foram evasivas: há um planejamento para abertura da sala de estudos individuais, com 40 carteiras, mas não foi fornecida nenhuma data para a abertura. Além disso, o planejamento é que até o retorno das aulas presenciais na graduação, em 18 de abril, o pavimento térreo da biblioteca seja aberto para espaço de estudos, não há previsão para abertura do pavimento superior.

Em relação à segurança sanitária também não conseguimos nenhuma resposta concreta da reitoria.

Em relação ao restaurante universitário, o professor Pedro Manique anunciou que o RU do campus da Trindade passará a distribuir 700 marmitas por dia, sendo 500 no almoço e 200 na janta, para os pós-graduandos da UFSC. Vemos esse anúncio como uma importante vitória do movimento que temos feito, mas ficamos insatisfeitos pois os estudantes da graduação, do Colégio Aplicação, do NDI e os estudantes dos campi fora de Florianópolis estão excluídos desta política. Além disso, talvez esse número de marmitas seja insuficiente para a quantidade de pós-graduandos que já estão realizando atividades presenciais no campus.

Contamos com vocês para exercer o seu direito de pegar a sua marmita no Restaurante Universitário e fazer valer a luta que vem sendo travada até aqui.

Como os representantes da reitoria disseram que a quantidade de marmitas pode ser revista semanalmente, dependendo da demanda, e como não obtivemos respostas sobre os outros tópicos, propusemos uma nova audiência pública para o dia 18 de abril, sexta-feira, às 14h no hall da reitoria. De forma a podermos avaliar a primeira semana de distribuição de marmitas e cobrar providências em relação às demais solicitações. Contamos com a presença de todos na audiência do dia 18!

Na audiência de ontem também cobramos que o RU volte a fazer carteirinhas estudantis, serviço que está parado a dois anos, dificultando inclusive que os estudantes acessem os prédios nos quais é necessário o uso da carteirinha. Hoje as carteirinhas voltaram a ser confeccionadas pelo setor. Mais de 62% dos pós-graduandos iniciaram seu mestrado ou doutorado a partir de 2020 e muito provavelmente ainda não possuem carteirinha da UFSC. As instruções para solicitação da carteirinha online podem ser feitas pelo site https://ru.ufsc.br/solicitacao-online/ . A carteirinha fica pronta em dois dias úteis.

Agradecemos muito a todos e todas que contribuíram com a APG na luta que fizemos até aqui, seja comparecendo ontem, compartilhando os materiais de divulgação com os seus colegas ou enviando seu relato para nós.

Continuaremos mobilizadas para que o direito dos pós-graduandos seja ampliado cada vez mais e para favorecer a qualidade da pesquisa científica que desenvolvemos, inclusive garantindo alimentação para nós pesquisadores, espaço adequado de estudo e segurança sanitária.