Nota sobre a saída de representantes da Apufsc-Sindical da COMELEUFSC

23/12/2021 11:42

No dia 21 de dezembro de 2021, na reunião da Comissão Eleitoral Representativa de Entidades da UFSC (COMELEUFSC), composta por representantes das três categorias da universidade, estudantes, professores e técnicos administrativos em educação, debateu-se sobre o calendário e a modalidade de votação para a consulta informal para a reitoria da UFSC a ser realizada no ano de 2022. Diante da pandemia ainda em curso no Brasil e no mundo, o processo de votação, se virtual ou presencial, foi tema de reflexão entre os membros da Comissão durante as últimas três reuniões.

O calendário e a modalidade de votação foram pauta de debates entre os membros e suas respectivas entidades e bases. Após extensas rodadas de discussões sobre o significado das eleições de reitoria para toda a comunidade universitária, os representantes da Associação de Pós-Graduandos (APG), do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e do Sindicato dos Trabalhadores em Educação das Instituições Públicas de Ensino Superior do Estado de Santa Catarina (SINTUFSC) convergiram em posicionamentos favoráveis sobre realizar a votação de forma presencial,principalmente para propiciar um envolvimento qualitativo da comunidade universitária, bem como evitar retrocessos e perdas ao transpor uma eleição dessa dimensão para a modalidade online. Neste sentido, debateu-se a proposta de um calendário que permitisse realizar as votações de primeiro – e caso houver – segundo turno após o retorno presencial das aulas da graduação, marcado para o dia 18 de abril de 2022. E, garantindo, ainda, a coincidência entre o encerramento da consulta informal antes da votação da lista tríplice no Conselho Universitário, agendada para 28 de abril de 2022. O calendário proposto define que o primeiro turno da consulta informal acontecerá dia 19 de abril e o segundo turno no dia 26 de abril de 2022. Ou seja, apurados os votos no próprio dia 26 de abril, a comunidade da UFSC saberá, antes de o CUn votar a lista tríplice no dia 28, qual candidato a comunidade escolheu para ocupar a cadeira de reitor(a). Assim, há tempo suficiente para que os candidatos se inscrevam na consulta informal e no processo do Conselho Universitário (CUn), e que a decisão tomada pela comunidade universitária seja respeitada no interior do CUn.

Contudo, apesar desta proposta e da convergência entre três das quatro entidades que constroem a COMELEUFSC – as quais selaram o compromisso de realizar a consulta junto a comunidade da UFSC – os representantes da Associação dos Professores da UFSC (Apufsc-Sindical) mantiveram-se inflexíveis na defesa de uma disposição tradicional do calendário eleitoral, somente aplicável em tempos normais, que inviabilizaria uma votação presencial.

Existindo diferentes posições sustentadas pelas representações das entidades, a decisão sobre a modalidade das eleições, se presencial ou virtual, seria decidida por meio de votação, na reunião ocorrida no dia 21/12. Neste momento, os representantes da categoria dos professores, percebendo pelas discussões que perderiam a votação, tentaram contornar a decisão da comissão.

Em um primeiro momento, fez-se a proposta de postergar a votação quanto ao calendário, que foi rejeitada pela maioria da comissão. Logo após, estes professores

afirmaram que se retirariam da comissão, caso se decidisse pelo calendário proposto e o consequente voto presencial. Os representantes da Apufsc-Sindical, então, decidiram por deixar o espaço, num ato de evidente recusa ao processo democrático no interior da COMELEUFSC.

Os professores que representavam naquele momento a Apufsc-Sindical possuem todo o direito de se retirarem da COMELEUFSC, como fizeram em eleições anteriores quando decidia-se diferente do que defendia a entidade. Contudo, ainda que a defesa pela votação online tenha sido defendida pela diretoria da Apufsc-Sindical em outros anos, em nenhuma reunião anterior da comissão esses representantes haviam condicionado sua permanência na comissão à realização da votação para as eleições de reitoria em modalidade remota ou à algum calendário específico. Ademais, todas as entidades ali presentes apresentaram-se inicialmente dispostas a discutir exaustivamente o processo para encaminhar os trabalhos da comissão da melhor forma possível e o fizeram, inclusive, mobilizando debates junto às suas respectivas bases. A proposta aprovada garante ainda uma margem de calendário suficiente para que se respeite a decisão do Conselho Universitário em relação à data de votação da lista tríplice.

A comissão foi constituída pelas entidades a partir de uma decisão tomada no Conselho Universitário, além de sua composição e formato já haverem sido discutidas e aprovadas por todas as categorias partícipes, o que torna a atitude dos representantes da Apufsc-Sindical um ato unilateral e antidemocrático, pois bastou ser voto vencido sobre o calendário e a modalidade frente às outras três entidades para se retirararem de um dos processos mais importantes para a UFSC. Ressaltamos que, historicamente, a consulta para o cargo de reitor(a) e vice-reitor(a) tem sido realizada a partir da organização conjunta por parte das entidades gerais das categorias de professores, técnicos e estudantes. Ainda que com essa atitude, os representantes tenham fragilizado a presença da categoria docente no interior da comissão, do nosso ponto de vista, a Apufsc-Sindical, como representante dos professores da nossa universidade, deve seguir construindo e fortalecendo o trabalho da comissão. Manteremos assegurado o espaço dos professores da UFSC nesta comissão.

Afirmamos, como COMELEUFSC, que nosso compromisso é com a devida lisura do processo de consulta informal, que deverá ocorrer de maneira democrática e paritária, respeitando os posicionamentos das entidades a partir das discussões conduzidas junto às categorias e, ainda, atender aos prazos legais de nomeação e, consequentemente, o calendário do CUn, a despeito de todas as adversidades apresentadas pela conjuntura pandêmica e as turbulências políticas de nossos dias.

Por fim, defendemos a presença da categoria docente na comissão. Do nosso ponto de vista, a posição tomada pelos dois representantes da Apufsc-Sindical não deve prejudicar a presença dos professores na COMELEUFSC, para que se garanta a representação de todas as categorias que compõem nossa universidade e a construção de um processo democrático, com isonomia e representatividade.

As entidades que assinam essa nota seguirão construindo e fortalecendo a construção da consulta para as eleições de reitoria, defendendo a ampla participação de estudantes de graduação e pós-graduação, técnicos administrativos em educação e professores da UFSC neste importante processo.

Assinam esta nota as representantes da:

Associação de Pós-Graduandos (APG),

Diretório Central dos Estudantes (DCE)

e Sindicato dos Trabalhadores em Educação das Instituições Públicas de Ensino Superior do Estado de Santa Catarina (SINTUFSC) na COMELEUFSC.