Como estão as bolsas no seu programa?

18/11/2020 19:15

Olá, Pos-Graduando/a!

Com a intensificação dos cortes nas bolsas nos últimos anos e as mudanças nas políticas para ofertá-las por parte das agências de fomento, muitos estudantes estão ingressando em programas de pós-graduação com escassas bolsas, onde precisam se colocar em uma situação de concorrência com seus colegas e até mesmo correr o risco de passar todo seu período de formação como pesquisador/a sem nenhuma fonte de financiamento do seu trabalho.

A APG entende que o primeiro passo para podermos enfrentar essa questão central na vida de todo pós-graduando/a é um diagnóstico da situação das bolsas nos programas da UFSC hoje. Infelizmente essas informações não se encontram disponíveis de forma centralizadas na Pró-Reitoria de Pós-Graduação, assim como os programas são inúmeros e não temos como realizar este levantamento sem a contribuição dos colegas que fazem parte do seu corpo.

Por isso, contamos com a colaboração de todas e todos, principalmente das representações discentes, para que repassem as informações que possuem, ou que possam buscar junto às secretarias, sobre as bolsas em seus programas. Sua contribuição é muito importante para que esse diagnóstico seja o mais completo possível!

Acesso o formulário para repassar essas informações.

Vamos juntes! Financiamento da pesquisa é uma questão crucial para o desenvolvimento científico na universidade pública!