Estudantes, técnicos(as) e professores(as) acionam MPF contra a União por causa dos cortes orçamentários na Educação

29/09/2019 16:48

Considerando o bloqueio de verbas que a Universidade Federal de Santa Catariana tem sofrido, no dia 27 de setembro de 2019, estudantes, técnicas(os) e professoras(es) da UFSC apresentaram ao Ministério Público Federal uma Representação (documento jurídico de denúncia) demandando que ações sejam tomadas a fim de reverter os cortes de verbas e reestabelecer o orçamento da instituição.

Devido à falta do repasse da quantia aprovada em 2018 para seu funcionamento, a UFSC já cancelou eventos como a Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPEX), demitiu dezenas de funcionários terceirizados, cortou bolsas de estudo e agora tem dificuldade em manter o Restaurante Universitário em atividade.

Diante da decadência da universidade provocada pelas medidas do governo federal e do fantasma que ameaça a permanência das(os) estudantes, entidades das categorias docente, de técnicos administrativos e de estudantes de graduação e pós-graduação da UFSC assinaram a Representação para que se possa reverter o bloqueio financeiro e garantir acesso à educação pública, gratuita e de qualidade, que é um direito fundamental.

Mas agora nós precisamos da sua ajuda! Repasse esta notícia aos seus amigos! Afinal, a UFSC não é apenas a 12ª melhor universidade da América Latina, ela é a nossa universidade e não vamos deixá-la ruir.

Assista à reportagem e leia na íntegra a representação para o MPF.