A pós graduação da UFSC está em greve na luta pela educação!

11/09/2019 23:09

Hoje (11/09), às 13h, no Centro de Convivência da UFSC, realizou-se, com cerca de 500 estudantes de pós-graduação, a Assembleia Estudantil da Pós-Graduação da UFSC com pauta única: a greve da educação. Seguem os encaminhamentos da Assembleia Estudantil da Pós-Graduação da UFSC:

Pós-graduandos e pós-graduandas em greve, com as seguintes reivindicações:

1. Restituição do orçamento da educação deste ano cortado pelo governo;

2. Revisão da lei orçamentária de 2020 no que diz respeito à educação, para retorno mínimo do patamar 2014.

3. Arquivamento do Future-se;

4. Reajuste retroativo de bolsas de mestrado e doutorado em defasagem há seis anos;

5. Aumento da oferta de bolsas de mestrado e doutorado, bem como reversão de todos os cortes realizados em bolsas e comprometimento com sua manutenção, isto é, das existentes e das que foram cortadas, e de apoio a políticas de permanência na pós-graduação, distribuição de bolsas por questões socio-econômicas e recorte raciais (negras, indígenas e quilombolas);

6. Manutenção das bolsas vigentes e reconstituição das cortadas;

7. Arquivamento da Reforma da Previdência;

8. Revogação da Emenda Constitucional do Teto de Gastos (EC95).

Criação de Grupos de Trabalho (GTs) para a construção da greve na pós, sendo eles:

• GT Saúde: promover espaços e formas de contribuir para a saúde mental e física nesses tempos de luta.
  • GT Jurídico: apoio para dúvidas e eventuais questões de cunho legal, como orientações a cerca de contratos de bolsa etc.
  • GT Comunicação Interna entre os programas (articulação do programa): estabelecer contato com as coordenações e dialogar com a base dos programas; articular com as representações discentes ações para mobilização dos programas.
  • GT Articulação Nacional: articular a luta nacionalmente, em contato com outras APGs e ANPG, assim como categorias de outras universidades em luta.
  • GT Formação: promover espaços de debate para que possamos durante a greve avançar nas discussões pertinentes ao contexto em que vivemos e na universidade que queremos defender, incluindo formação sobre branquitude e racismo nas suas interseccionalidades, sobre produtivismo acadêmico e histórico de lutas da pós-graduação.
  • GT Arte/Gráfico: produzir material para as atividades de greve, para ser distribuído e postados nas mídias da APG e dos programas.
  • GT Ética: acolher os casos de assédio, racismo, machismo, LGTBfobia e outros casos de opressão que ocorrerem durante a greve; pensar nas especificidades da formação das discentes e nos conflito com orientadoras/es ou professoras/es.

Criação de um Comitê de Greve que será constituído por 1 delegada de cada programa em greve + 1 delegada da APG + 1 delegada de cada GT, com reunião a ser convocada pela APG nos próximos dias.

• Apoio a Ações Afirmativas na pós-graduação da UFSC e que, neste momento, a proposta de Resolução que prevê ações afirmativas na nossa instituição, reservando 20% de vagas para negros e negras, indígenas e pessoas com deficiência, seja aprovada.
  • Incorporar o documento elaborado pelo fórum de estudantes negras e negros nas pautas de reivindicação da greve da pós graduação.

A partir desses encaminhamentos, convidamos para que participem dos GT’s aprovados em nossa Assembleia. Para isso, basta deixar seu whats com nome do GT em nosso e-mail, apgufsc@gmail.com ou nos enviar pela rede social instagram @apgufsc.

Juntos e juntas construiremos diariamente a greve da pós-graduação da UFSC que, com nossa pulsão de luta ativa, se tornará nacional.

Para barrar a precarização, greve geral na educação!

APG UFSC
11 de setembro de 2019.