Nota de apoio à Ocupação na UFFS

05/09/2019 12:57

A APG UFSC se solidariza às compas da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) que ocuparam os campi de Chapecó e de Cerro Largo no último dia 30. Essa ocupação é uma resposta a ingerência do governo federal por meio da nomeação de Marcelo Recktenvald, terceiro colocado na  eleição para reitoria realizada na instituição. Em uma instituição como a UFFS, resultado da luta dos movimentos sociais do campo pela interiorização do ensino superior público e de qualidade, esse ataque é inaceitável.

Enquanto APG UFSC, entendemos que a escolha do reitor deve se dar de forma democrática dentro da instituição, respeitando a autonomia universitária. Compreendemos que ainda há muito para caminhar no atual processo de escolha, visto que a participação discente não é paritária. Porém, a nomeação através de uma escolha direta da presidência é mais uma ação autoritária, que juntamente ao projeto Future-se e os cortes na educação, caracteriza o governo Bolsonaro na sua política antipovo.

Seguimos em luta na UFSC, no estado de Santa Catarina e junto aos movimentos nacionais, pela educação pública, de qualidade, gratuita e popular.

Força às companheiras e companheiros da UFFS, a luta urge!

APG UFSC – Gestão “Pra não lutar só”
2 de setembro de 2019