Nota sobre a Greve Geral de 14 de junho

15/06/2019 11:30

Uma greve geral só acontece com ação direta e solidariedade de classe! Por isso, nós da APG UFSC, como parte da classe trabalhadora, saudamos a força de todas as pessoas que no dia 14 de junho pararam as atividades e contribuíram para dar uma mensagem material e simbólica a burguesia, que vêm precarizando cada vez mais a nossa vida e destruindo o pouco que ainda temos nas universidades e escolas públicas. Enquanto não houver igualdade para os pobres, não haverá paz para os ricos!

Somar a mobilização estudantil contra os cortes na educação à luta contra a reforma da previdência tem sido nossa pauta desde o início desse ciclo de lutas, porque ambas se colocam no caminho de uma vida digna para todas e todos nós! Essas pautam se encontram já na preparação da greve nacional da educação no dia 15 de maio, passando pela paralisação no dia 30 de maio e agora na Greve Geral de ontem, marcada por diversos atos em Florianópolis desde o início da manhã e reunindo milhares de pessoas em ato no centro, para finalizar as atividades do dia em unidade com as categorias de trabalhadoras e trabalhadores da cidade. Era estudante junto com trabalhador nas ruas de toda a cidade!

Não só em Florianópolis, em todo o país as ruas foram tomadas no dia de ontem e a elite sentiu o prejuízo! Tanto que sua força repressora na figura da polícia, reprimiu duramente as manifestações. A APG UFSC se coloca ao lado das companheiras e companheiros presas no 14 de junho em outras cidades do país, como em Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo e Vitória, e exige liberdade para lutar. Quando nossos direitos estão em jogo, é parte da estratégia dos que tem o poder criminalizar nossas lutas, porém lembramos que protesto não é crime e continuamos na construção de um povo forte.

E não vamos parar por aí: seguimos firmes na luta contra os cortes na educação e contra a reforma da previdência, para a construção de uma greve prolongada e que não seja cooptada por pautas individuais de algumas organizações eleitoreiras. Vamos continuar fomentando a organização pela base, num esforço real de unidade entre as forças universitárias e combativas em Florianópolis. Esse é o caminho pra não lutar só!