Assembleia Estudantil da Pós-Graduação: 09/05 (quinta-feira) às 12h

06/05/2019 23:28

Ação da pós-graduação da UFSC contra os ataques às Universidades e pesquisas brasileiras

Os ataques a educação no Brasil têm sido constantes há muitos anos. Apenas nos últimos quatro anos o investimento em educação caiu cerca de 56%. Na última semana se anunciou o corte de 30% nas verbas de custeio de IFES em todo o Brasil (cerca de R$2,2 bilhões), agravando a situação. Até então, as atividades eram adaptadas aos cortes de orçamento e havia o risco de CAPES e CNPQ não conseguirem realizar o pagamento de bolsas. Agora a própria continuidade de funcionamento das universidades públicas e institutos federais está em risco.

O corte no orçamento da UFSC é de cerca de 50 milhões, o que compromete os serviços de limpeza, o pagamento de energia e água, bolsas de permanência e o funcionamento do RU. Como consequência, atividades de pesquisa, extensão e ensino serão prejudicadas, afetando os 43 mil alunos e alunas matriculados/as na instituição. Cortes semelhantes estão ocorrendo com outras Ifes, como a Universidade da Fronteira Sul e o IFSC. No caso do IFSC, são 50 mil alunos afetados. A educação básica sofreu um corte de R$2,4 bilhões de reais. O salário de docentes, cujo reajuste previa aumento real pelo Fundeb, está também sob ataque, junto a liberdade de cátedra, com relatos de presença policial em diversas escolas e perseguição política de professores/as. Além disso, as bolsas de pós-graduação não são reajustadas há seis anos, desde abril de 2013, chegando a uma defasagem que não corrige sequer a inflação. Assim, as bolsas da pós-graduação brasileiras desvalorizam-se em 38,89%¹, mesmo as pesquisas das pós-graduações do país correspondendo a 80% das pesquisas brasileiras².

Os cortes à educação e pesquisa não são um acaso – são parte de um projeto muito maior de sucateamento e políticas de privatização das universidades. A universidade brasileira, que hoje carece de apoio popular, passa por um momento de auto-crítica, reflexão sobre seu encastelamento e de luta para sua sobrevivência. É preciso que, nesse momento, nós, estudantes de pós-graduação da UFSC, tomemos consciência da conjuntura de ataques e nos organizemos de forma a barrar mais reformas, reivindicando que os cortes sejam revistos, fazendo recuar esses ataques às instituições de ensino superior públicas!

Convidamos os e as estudantes de Pós-Graduação da UFSC para se unirem a nós, gestão ‘Pra não lutar só’ da APG – UFSC, na mobilização dos/as pós-graduandos/as contra os cortes orçamentários dirigidos à educação e pelo engajamento na Paralisação Geral da Educação.

Para pensar estratégias, reconhecermos nossos pares e construirmos essa frente de luta convocamos todos para a Assembleia Geral dos Estudantes da Pós-Graduação da UFSC na quinta feira, dia 09/05, às 12h, no hall do Centro de Convivência!

Pra não lutar só, junte-se a nós!

¹ BCB. Calculadora do cidadão. Disponível em: <https://www3.bcb.gov.br/CALCIDADAO/publico/corrigirPorIndice.do?method=corrigirPorIndice>. Acesso em: 29 jan 2019.

² http://portal.sbpcnet.org.br/noticias/80-da-pesquisa-no-brasil-esta-ligada-a-programas-de-pos-graduacao-2/