VITÓRIAS! Ações afirmativas e representação discente na pós

22/04/2019 10:41

A gestão “Pra não lutar só!” da APG-UFSC elegeu como duas de suas bandeiras a luta pelas ações afirmativas e pelo fortalecimento da representação discente. Nesse sentido, temos boas notícias para abrir essa semana.

Os Programas de Pós-Graduação em Filosofia (PPGFIL), em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT) e em Saúde Coletiva (PPGSC) contam agora com ações afirmativas em seus processos seletivos, o primeiro já na seleção realizada no ano passado e os dois últimos por decisão colegiada na última semana. Essa conquista, fruto do trabalho das representações discentes dos respectivos programas e do apoio da APG-UFSC, vai no caminho de entender a pós-graduação como espaço democrático e de luta por justiça social, tendo como horizonte uma universidade popular. Não podemos aceitar que a pós-graduação permaneça elitizada; a pesquisa e a ciência, enquanto carreiras ou complementações profissionais, são direitos de todas e todos.

Com estes três programas, temos agora 10 com ações afirmativas em seus processos seletivos, o que ainda é pouco visto que temos um total 87 programas na Universidade. No entanto, a luta continua até que a Universidade se pinte inteiramente de povo, inclusive na pós graduação!

Outra boa notícia foi a aprovação, no último mês, da ampliação de representantes discentes com direito a voto no colegiado pleno do PPGFIL. As vagas foram dobradas e agora representam um percentual maior de participação estudantil no espaço deliberativo mais importante do Programa. Pensamos que a luta por espaço para estudantes nos órgãos deliberativos da Universidade e de seus Programas é fundamental para que possamos ter nossos direitos e pautas levados em consideração.

Saudamos o PPGFIL, o PPGECT e o PPGSC pelas felizes medidas tomadas e continuamos à disposição da comunidade para manutenção e expansão dessas e outras conquistas!

POR UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA E POPULAR!

APG-UFSC – Gestão “Pra não lutar só!”