Cerca de quarenta estudantes da UFSC ficam sem almoço

21/01/2019 15:00

Hoje, segunda-feira (21/01), cerca de quarenta (40) estudantes da UFSC ficaram sem almoço.

Perto das 13h, um dos ônibus terceirizados pela UFSC, que levaria os estudantes até o RU CCA, foi o último do horário do almoço. Sabendo que o RU fecha às 13h30min e avisados que não haveria mais ônibus para CCA nesse meio-dia, os estudantes, com representação da APG-UFSC, foram até a Reitoria reivindicar sua ida até o RU CCA para não perderem o almoço. As respostas lá foram negativas, não haveria mais ônibus para levar os estudantes e ficaríamos sem almoço. A partir disso foi feito um requerimento (imagem abaixo), com a seguinte solicitação dos estudantes:

“O RU do CCA e os ônibus que nos levam até lá não dão conta do nosso direito à alimentação. Hoje, 21/01/2019, cerca de 40 estudantes ficaram para fora do ônibus sem conseguir chegar até o RU do CCA. Além das longas filas (ônibus para Campus Trindade, ônibus para Campus CCA, RU CCA) para conseguir almoçar, todo esse trajeto demora cerca de duas horas no sol do meio-dia e na chuva. Tudo isso é um desrespeito com a nossa categoria. Reivindicamos (40 pessoas sem almoço no dia de hoje), por isso, que a abertura no dia 18/02 do RU Trindade seja reavaliada, visto que o número de estudantes voltando das férias aumentará. E que, caso tome-se a decisão (paliativa e que nos prejudica) de manter os ônibus e somente o RU do CCA, que esses aumentem em número e horário. RESPEITEM NOSSO DIREITO À ALIMENTAÇÃO!”

Desde o final do semestre passado, em 2018, a gestão “Pra não lutar só” da APG-UFSC reivindica a abertura do RU Trindade nas férias. Fizemos essa reivindicação por meio de ofício e, recebendo a negativa, publicamos aqui em nossa página uma nota sobre essa situação.

Nós, da APG-UFSC, reivindicamos junto aos 40 estudantes prejudicados no dia de hoje: respeitem nosso direito à alimentação e reabram o RU Trindade!