O Restaurante Universitário (RU) do CCA não dá conta de nosso direito à alimentação!

18/12/2018 02:27
Foi confirmado pela reitoria, na segunda-feira dia 10/12, que o RU Trindade fechará a partir do dia 21/12 e retornará as atividades dia 18/02 de 2019. Durante esse período, o restaurante do CCA ficará aberto para todos os alunos e as alunas da UFSC, com ônibus saindo do campus Trindade, do Centro de Cultura e Eventos, todos os dias entre 10h30min e 12h30min, e para o jantar entre 16h30min e 18h30min.
A abertura do RU do CCA e o fornecimento de ônibus nesse período em que o RU Trindade estará fechado não merecem comemoração! Novamente a reitoria opta por fechar o Restaurante Universitário por um longo período de tempo, sem justificativa plausível, submetendo estudantes a um grande transtorno para poder se alimentar.
Muitos/as estudantes de pós-graduação precisam estar na universidade durante o verão, finalizando disciplinas, com experimentos laboratoriais e pesquisas em andamento que não cessam no período de dezembro a março. Com base na experiência do último ano (2017 para 2018), tanto o restaurante do CCA quanto os ônibus são incapazes de atender essa demanda estudantil. Além disso, essa situação cria o transtorno do tempo entre espera de ônibus, trajeto, fila do almoço, espera pelo ônibus e trajeto novamente. O que pode passar, muitas vezes, de 2 horas, geralmente sob forte sol e calor. Ano passado, chegamos ao ponto de esperar três trajetos de ida e volta do ônibus até conseguir lugar nele para voltar ao Campus Trindade.
Necessitamos do Restaurante Universitário para nos alimentarmos por um preço que possamos pagar! As bolsas de pós-graduação estão, em 2019, no sexto ano consecutivo sem aumento. O valor dessas bolsas é insuficiente para garantir almoço e janta todos os dias comprando comida no supermercado, mais caro ainda torna-se almoçar e jantar nos restaurantes na região universitária, onde passamos nosso dia quando em pesquisa durante o verão. Ademais, essas bolsas nos sustentam para além da alimentação, com elas nos mantemos em uma capital brasileira cujo custo de vida é alto, tudo isso com dedicação integral à pesquisa! Por isso, entendemos como uma extrema falta de respeito nos submeter a esse transtorno!
Por esse desrespeito, resgatamos a história do Restaurante Universitário para aqueles e aquelas que estão aqui há pouco tempo. Embora a manutenção do RU seja imprescindível – inclusive para evitar acidentes com trabalhadores e trabalhadoras – o fechamento para viabilizá-lo sempre foi mais curto e razoável. Até poucos anos atrás, o RU Trindade costumava ficar aberto durante a maior parte das férias! Além disso, há toda a ala antiga do Restaurante, que está sub-utilizada há anos. Por que o RU está sendo fechado por tanto tempo? Por que a ala antiga do RU não foi e não está sendo recuperada? Por que não estão sendo oferecidas alternativas ao fechamento completo, tais como o atendimento no RU Trindade com metades alternadas da capacidade? Além disso, por que não estender os horários de atendimento do restaurante do CCA ou fornecer mais ônibus?
Essas questões refletem um problema maior: o da terceirização, que atinge parcelas cada vez maiores do conjunto de trabalhadores e trabalhadoras que faz o Restaurante funcionar. As informações sobre o funcionamento e o diálogo a respeito do RU se tornam cada vez mais difíceis entre estudantes e a Reitoria, que depende de uma empresa externa (Orbenk) para dar respostas, sob a qual não temos poder de cobrança ou negociação. Com isso, perde a comunidade universitária e perdem também as trabalhadoras e os trabalhadores, expostos a um regime de trabalho sabidamente precário e super-explorado.
Respeitar nossa alimentação é nos respeitar enquanto estudantes, enquanto pesquisadores e pesquisadoras brasileiros/as!

RESPEITEM NOSSA ALIMENTAÇÃO!