SEGURANÇA E PERMANÊNCIA: APG-UFSC na reunião do Conselho Universitário (CUn) de 04/12/2018

07/12/2018 23:00
No dia 04 de dezembro de 2018, aconteceu a reunião do Conselho Universitário (CUn) em que se discutiu, entre outras coisas, a reativação do Fórum de Segurança da UFSC.
O reitor Ubaldo, junto ao DCE, propôs uma minuta de portaria para a reativação do Fórum de Segurança da UFSC e relatou que trazia esse ponto para o conselho no intuito de democraticamente fazer uma avaliação e receber sugestões. A minuta era baseada na portaria do fórum anterior, datado de 2001 (portaria n° 271/GR/2001). A proposta foi bastante discutida, principalmente no que diz respeito à composição do Fórum e da sua coordenação. Nós, enquanto APG, defendemos a participação ativa de pessoas externas à universidade (moradoras de bairros vizinhos, por exemplo, e mesmo pessoas que utilizam os espaços universitários em todos os campi, como trabalhadoras e trabalhadores dos bares, dos correios, das empresas de limpeza e do RU). Conselheiros alegaram que a inclusão de pessoas externas deveria acontecer por solicitação delas, portanto essas teriam que “se fazer representar” pelos membros do Fórum. Isso, sem poder de voto nas decisões, já que de acordo com a minuta só poderiam votar docentes, discentes e TAEs.
Também, enquanto gestão da APG, questionamos o silêncio e a falta de posicionamento da reitoria acerca dos fatos ocorridos no dia 1 de novembro, em que houve repressão violenta da polícia sobre pessoas que estavam saindo de uma integração cultural na UFSC (nota). Também questionamos sobre as imagens captadas pelas tantas câmeras de segurança espalhadas pela UFSC, que não vieram à público. A reitoria não se posicionou sobre ambos assuntos.
Também discutimos sobre os objetivos do Fórum, se seria apenas sugestivo ou se teria a possibilidade de gerar resoluções para serem discutidas e votadas no CUn. Para além de algumas minimizações acerca da dificuldade de definir o que é segurança (há quem não relacione isso com a questão das festas, por exemplo) e das possibilidades de se encontrar soluções sobre segurança com um grupo amplo que debata isso democraticamente (algumas pessoas defenderam que era uma questão que envolvia especialização e, portanto, devia ser encabeçada pela DESEG e pelas polícias de modo geral), questionou-se sobre a utilidade de reativar esse Fórum, já que o Fórum anterior não foi adiante. Após várias discussões com diferentes pontos de vista, o reitor Ubaldo preferiu continuar escrevendo a portaria junto da sua equipe e deixando em aberto para consulta pública, durante 15 dias. Essa consulta pública será aberta online para que se possa enviar sugestões acerca do fórum.
A parte da discussão sobre segurança na UFSC, nos Informes Gerais, a APG levantou duas questões: i) A primeira foi a leitura de uma nota do CABio que discorre sobre o caso de uma docente que não permitiu que oito discentes realizassem a prova de segunda chamada, mesmo depois do coordenador de curso e de representante da reitoria intervirem, visto que os discentes tinham justificativa por não terem comparecido na prova na data prevista; ii) O segundo ponto levantado foi sobre o fechamento do Restaurante Universitário (RU) nas férias, Ubaldo disse que vai averiguar, mas que a princípio não há motivos para o fechamento do RU.
7 de dezembro de 2018