Por mais transparência e participação no debate sobre as avaliações dos Programas de Pós-Graduação

15/08/2018 08:00

Neste momento a CAPES está planejando alterações na forma como os programas de pós-graduação são avaliados. Você, pós-graduando, sabia disso?

Dificilmente, considerando que este debate está sendo feito a portas fechadas na instituição, e a participação estudantil se dá unicamente de maneira indireta por cadeiras que a ANPG pode ocupar em determinadas instâncias, como o Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES). Em 2/08/18, Luís Manuel Fernandes apresentou alguns aspectos do que está sendo proposto em uma conferência no 11o Encontro da Associação Brasileira de Ciência Política, em Curitiba, como “Relevância social e econômica” [do que é produzido], “Balanço entre indicadores qualitativos e quantitativos”, “Acompanhamento de egressos” e “Mudanças no Qualis”. Quando perguntado por especificidades, o coordenador da área de ciência política e relações internacionais na Capes somente disse que os planos ainda estão indefinidos, e que há possibilidade de repensá-los.

No entanto, a votação das mudanças ocorre já no final de agosto – e não está claro de que maneira um debate amplo e participativo pode ser organizado na comunidade acadêmica dado que 1) as propostas não estão publicamente disponíveis, e 2) as formas de participação são extremamente indiretas e burocratizadas.

Solicitamos à ANPG por email no dia 3 de agosto quais foram os posicionamentos da entidade em relação a essas propostas, mas ainda não recebemos resposta. A APG-UFSC defende mais transparência e participação no debate sobre as avaliações dos programas de Pós-Graduação.