Discurso no Conselho Universitário dia 07 de agosto de 2012

27/08/2012 11:08

Segue Abaixo o Discurso no Conselho Universitario no dia 07 de Agosto, aonde se decidiu por maioria a suspensão das aulas da Pós-graduação devido a falta de condições de permanência. A decisão foi revertida no conselho universitário posterior, apesar da oposição de alguns conselheiros que entendem que a pós-graduação não é um mundo a parte, no entanto, as implicações destas decisões são ainda sentidas e precisam ser debatidas.

Bom dia

Sou representante dos pós-graduandos.

Desde ontem surgiu duvidas entre meus colegas. Podemos citar algumas, Pós-Graduando não se alimenta? Pós-graduando não precisa de Biblioteca universitária? A pós-graduação não é vinculada a Universidade Federal de Santa Catarina?

Aparentemente não nos alimentamos, não necessitamos de Biblioteca e muito menos somos vinculados a UFSC. Pois, em diversos comunicados repassados a nossa Associação dos pós-graduandos foi colocado que a pró-reitoria de pós-graduação está deixando a cargo de cada programa decidir ou não a suspensão das aulas.

Nós entendemos a dinâmica da pós-graduação, pois somos pós-graduandos! Não queremos que defesas sejam adiadas. Nós queremos que fique claro qual é a vinculação das Pós-Graduações da UFSC com a mesma e com a Sociedade. Infelizmente muitos acham que os pós-graduandos de hoje são idênticos aos pós-graduandos de 30 anos atrás! NÃO SOMOS! Muitos dependem do RU para comer e da BU para estudar.

Nos últimos dados que tivemos acesso, dizia-se que mais de 60% dos Pós-Graduandos não tem bolsa! Ora, pois bem, imagino como estes terão condições de estar aqui pesquisando, mas não só eles, todos nós pós-graduandos estamos em estado de exceção! Não vivemos em um mundo a parte, pela primeira vez pós-graduandos estão em greve estudantil em mais de 10 universidades!

O que queremos deste conselho é que se fique claro que quando se adia o semestre letivo, adia-se o semestre letivo da graduação, pós-graduação e colégio aplicação!

Alerto que não manteremos a UFSC como referência na América latina se permitirmos que seja feita uma formação de pessoas com estas condições precárias.

E que caso se decidir que a Pós-graduação não é afetada pelo meio que se vive, que então seja fornecido alternativas de alimentação para os pós-graduandos que necessitem, que não são poucos.

Discurso no Conselho Universitário dia 07 de agosto de 2012