Ata da Reunião Dia 22 de Maio

05/06/2012 07:14

Participação: Fábio, Rodrigo, Lilian, Daniel, Alberth, Marina, Roberta.

Pauta:

1. Informes:

*Saída de Johanna e Claudio da APG e de todas as atividades mencionadas. Ambos alegaram questões de finalização da dissertação, sendo que a Johanna ficou de entregar as chaves e fazer algumas prestações de contas dos espaços em que estava. Claudio entregou as chaves hoje pela manhã, as prestações de contas da gestão anterior e prévia da atual, e entregará uma carta formal sobre esse desligamento. Os dois entraram na composição da nova gestão da ANPG.

*Com a posse do DCE, está sendo debatida a reforma do Centro de Convivência, onde temos que nos inserir para pleitear nosso espaço.

-Também tem a proposta de se construir a memória do movimento estudantil e duas bolsas em aberto para esse trabalho.

– Proposta de inserção Fórum Nacional em defesa da Saúde, que está criando Fórum Estadual. Essa luta tem como objetivo impedir as privatizações dos hospitais públicos, assim como s Estaduais em SC que estão virando Organizações Sociais (OSs), ou os federais Universitários que seriam geridos pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERh). Esses são nomes bonitos para ocultar a privatização.

2. PNPG e CNPG:

*Informe Rodrigo processo conturbado de debate e de preparação para o CNPG, como as reuniões postergadas.

*Participação da colega Roberta/Eng. Elet., problemas de organização e confusão das reuniões por eixos, e na plenária final. Ausência de disputa e defesa de teses, pois a plenária final baseou-se somente em aprovar ou não a tese “oficial”. Colega Marina/SSO também colocou vários problemas sobre a questão da “escolha” dos diretores para a próxima gestão, além da antecipação da plenária final de forma antidemocrática. Temos que pesquisar o que foi aprovado nas resoluções finais, e o que de fato saiu no site da ANPG.

*Em geral foram apontados várias críticas à ausência de debate crítico e não governista, a posições dos representantes da CAPES que literalmente disse que quem não estivesse satisfeito com a Bolsa que procurasse outra coisa para fazer, além de mencionar que teríamos que combater “nossos inimigos chineses”.

*Sobre o PNPG reiteramos que devemos elaborar e ir pesquisando o seu conteúdo e a realidade como está sendo colocado. Os problemas de reestruturações que indicam produção em massa de doutores, ausência de debates estratégicos ligados as necessidades mais sentidas do povo (Por ex. Agronegócio, ao invés de agricultura familiar), e receita total á inovação mercadológica (“a excelência acadêmica é irmã da competitividade econômica”, Pg. 299, T 1). Temas interessantes como a vinculação da CAPES à educação básica, assim como propostas de assimetria regional do PNPG devem ser aprofundadas.

*Encaminhamentos: – acertar com Marina e Leônidas os 50 reais que eles acabaram pagando a mais no CNPG.

– Rodrigo ficou de construir texto base sobre o PNPG, para publicação no blog e jornal. E discutirmos próxima reunião.

– Marina e Roberta ficaram de fazer textos base sobre o CNPG, e nós ficamos de enviar para os demais delegados a proposta que os mesmos escrevam e tragam as suas contribuições até dia 01 de junho, e que discutamos na reunião do dia 05 de junho (terça). A ideia é publicarmos também.

– Buscaremos construir a discussão do PNPG em uma próxima assembleia e como tema de um APG em debate do 2º semestre.

– Reunião dia 05 de junho.

3. QUESTÕES INTERNAS:

– Marcar reunião com a PRPG: estipular com a PRPG dois dias em curto prazo, e nós tiramos a data em que a maioria possa participar. Conversar sobre bolsistas para a sede e de extensão (projeto de arquivamento e história da APG), articulação institucional com essa nova administração, direitos estudantis e representações estudantis.

– Abertura da APG: Em um primeiro momento avaliamos a abertura nas terças-feiras à tarde, começando no dia 29/05 (até a chegada do bolsista).

– Finanças: Criar conta para a APG (Rodrigo). Conversar com DCE sobre possibilidade de vendas selos da APG na sede deles, além de levarmos cartelas para vender aos colegas dos programas.

– Comunicação: Após repasse das senhas do blog, email, twitter, facebook, Daniel ficará como responsável. Discutiremos política de comunicação na próxima reunião.

– Representantes: Pensar em assembleia na reunião dia 05. (Previsão de convocação em 10 a 15 dias depois dessa reunião). A ideia é que preenchamos todas as vagas disponíveis para a APG, como o Conselho Universitário, a Câmara de Pós-Graduação e de Pesquisa. Buscaremos acompanhar as reuniões nesse mês que aconteçam antes dessa assembleia (CUn a previsão é somente fim de mês, PG veremos na reunião e Pesquisa será consultado essa semana).