Região do Vale do Itajaí pode ter Universidade Federal

14/08/2011 21:50

O Ministério da Educação (MEC) confirmou nesta quarta-feira, 10, que a criação, em Blumenau, de uma nova universidade federal está incluída na lista de novas ações do Plano Nacional de Expansão do Ensino Superior da presidente Dilma Rousseff.

Conforme o site Diário Catarinense, o anúncio oficial do Plano deve ocorrer terça-feira, dia 16, e deve constar o valor total do investimento.

A ideia inicial do MEC seria criar um novo campus da UFSC, em Blumenau, mas, segundo o Diário, o reitor Alvaro Prata, afirmou não ter interesse na obra por estar consolidando três campi em funcionamento.

Além disso, surgiu uma polêmica, via redes sociais, de que a Universidade Regional de Blumenau (FURB), poderia ser a nova universidade federal da região.

O movimento “Sou Pela FURB Federal” foi criado no Facebook na terça-feira, 09, para pressionar a atual estrutura administrativa.

De acordo com o Jornal de Santa Catarina, até o início de quarta-feira, o movimento já tinha a adesão de 11,6 mil usuários da rede.

Além de Santa Catarina, os estados do Pará, Ceará e Bahia também estão na lista do MEC.

Fonte: Baguete