Reunião da Câmara de Pós-Graduação (CPG) 08/10/2009

14/10/2009 11:38

Os representantes da APG participaram no último dia 8 de outubro de 2009, às 8h30min, no Auditório do CCS, da reunião ordinária da Câmara de Pós-Graduação – CPG, na qual discutiu-se e deliberou-se sobre a seguinte pauta:

1) Pedidos de revalidação de títulos.

Nesta reunião se manteve o impasse sobre os critérios para revalidação dos títulos. Foi proposto pela pró-reitora que se mude o trâmite do processo para revalidação, para que este, antes de ser encaminhado para os devidos programas (como tem ocorrido), passem por avaliação do Comitê de Avaliação de títulos e por fim pela CPG. Essa mudança evitaria que  os programas realizem avaliação de processos que não se adequam a área. Também foi proposto oferecer aos programas, orientações básicas quanto aos critérios para revalidação dos títulos.

2) Propostas de Minter e Dinter.

Foram aprovados as propostas de criação de dois Minter (Mestrado Interinstitucional) solicitado respectivamente pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia e pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política, e um Dinter (Doutorado Interinstitucional) solicitado  pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas. Além destes foi aprovado um curso de Especialização.

3) Política de Pós-Graduação.

A pró-reitora informou que a CAPES, em função da recomposição de seu orçamento, liberou   no último Forúm de Professores da Região Sul, 273 bolsas para pós-graduação da UFSC (140-Mestrado e 133-Doutorado). Essas bolsas ainda serão encaminhadas para os programas. Discutiu-se ainda sobre os impactos do REUNI na Pós-Graduação e foi solicitado que os membros da CPG se organizem em seus programas para que possam trazer propostas sobre a Política da Pós-Graduação que será discutida e deliberada no próxima reunião extraordinária com data a confirmar.