REUNIÃO SOBRE EBSERH – Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares
14 de junho de 2012 – 17h – Centro de Convivência
Participantes: Lilian Back e Marina Coutinho
Convocada pelo DCE e amplamente divulgada entre a comunidade universitária a reunião ampliada contou com a presença das duas entidades citadas até o momento, representantes de diversos CAs da UFSC (especialmente os da saúde), da Seção Sindical do ANDES, do comando de greve dos STAs-UFSC, SINDSaúde, SINJUSC, Fórum Catarinense em Defesa do SUS e contra a privatização da Saúde, entre outros.
O motivo da convocação relâmpago foi um informe recebido na reunião do Fórum do dia anterior, de que a EBSERH pode ser aprovada nos próximos dias do Conselho Universitário da UFSC (o prazo limite para a UFSC responder a isso é dia 30 do corrente mês). Dados os informes e explicadas as conjunturas nacional e estadual[1], foi consensual a percepção de que a situação é alarmante e que o Conselho, que é um dos mais importantes dos últimos anos, deve ser aberto.
De acordo com os informes, tal CUn, que deveria ocorrer neste 19, foi adiado para o dia 26 de junho. É importante lembrar que no ano passado essa instância aprovou uma moção de repúdio à EBSERH e que a chapa eleita para a reitoria posicionou-se contra a privatização do hospital durante a campanha. A Reitora também se comprometeu com a participação em um seminário sobre o tema que será realizado na universidade. A Seção Sindical do ANDES e a FASUBRA também têm esse ponto entre as reivindicações da greve.
Como atividades de conscientização sobre a necessidade de um HU público e autônomo e luta contra a privatização foram encaminhados:
a) A elaboração de um panfleto e cartaz a serem distribuídos nesses dias decisivos (ficarão prontos entre sexta e sábado). Pensar em um mosquitinho também.
b) Panfletagem no HU durante o final de semana: sábado as 21h e domingo as 12 (ponto de encontro: frente do HU)
c) Reunião estudantil articulação da campanha: segunda, 12h, no Centro de Convivência (passagens em sala, HU, RU, intervenções artísticas, etc).
d) Mapeamento dos conselheiros do CUn, convite para que participem das atividades da mobilização e pedido para que se manifestem também à favor do conselho aberto.
e) Envio de carta do DCE pedindo que o conselho seja aberto (poderíamos pensar em fazer algo parecido…).
f) Realização de fórum dos representantes discentes, para que se preparem melhor para a reunião.
g) Politizar e publicizar o debate através da internet, redes sociais, TVFloripa e outros meios de comunicação a que tenhamos acesso.
h) Realização de uma atividade de formação pelos CAs da saúde (dia 22/06).
i) Realização de um Seminário sobre a EBSERH no dia 19/06 as 9h no Auditório do HU, com um Procurador da República, um auditor do SUS, um representante do Frente Nacional em defesa do SUS e contra a privatização, além de representantes da reitoria, das entidades sindicais e estudantis da UFSC (foi oferecido à APG um espaço na mesa. O tempo de fala é de 5 min).
j) Gravar esse seminário e divulgá-lo amplamente pela internet.
k) Participação massiva no CUn do dia 26/06.
Foi frisado a todo o momento que a luta é difícil, mas não está perdida: é necessária a construção dessa resistência, com unidade, firmeza e dedicação nesses últimos dias (são apenas 11 agora!).
Para mais informações ver:
Fórum Nacional em Defesa do SUS e contra a privatização – http://forumsus.blogspot.com.br/
Campanha Nacional em Defesa dos HUs – http://emdefesadoshus.blogspot.com.br/
Cartilha da Campanha Nacional em Defesa dos Hospitais Universitários – http://enefar.files.wordpress.com/2012/04/cartilha-campanha-nacional-em-defesa-dos-hus.pdf
Para participar do abaixo assinado
“EBSERH não!! – manifestação contrária a transferência dos Hospitais Universitários (HUs) à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares” clicar aqui: Assine Agora
Para solicitar inclusão na lista de emails criada durante a reunião:
Página do grupo: http://groups.google.com/group/frente-contra-ebserh?hl=pt-BR
E-mail do grupo: frente-contra-ebserh@googlegroups.com