Encaminhamentos da Assembleia geral da pós-graduação (07/12)
Na noite de ontem, 07/12/2022, a Associação de Pós-graduandas e Pós-graduandos (APG) da UFSC realizou uma Assembleia com intuito de discutir com a comunidade de estudantes da pós-graduação o impacto dos cortes orçamentários na universidade, mais especificamente sobre os cortes recentes divulgados nesta segunda pela reitoria. Foram cortes em diversas bolsas, tanto na pós-graduação com o não pagamento das bolsas CAPES neste início do mês de dezembro, bem como corte no pagamento de bolsistas da graduação, corte no pagamento de diversos auxílios da UFSC, entre outros. São atualmente 1.653 estudantes da pós-graduação que estão sem suas bolsas e que dependem do valor recebido para sobreviver. A partir da discussão, os seguintes encaminhamentos foram aprovados pelos participantes:
• Somar nas atividades de mobilização da graduação;
• Paralisar atividades de pesquisa e aulas (08 e 09/12);
• Articular em conjunto com a ANPG os próximos passos da mobilização relacionada ao estado dos cortes das bolsas junto ao ministério público;
• Formar um grupo de trabalho para obter os dados dos estudantes afetados pelos cortes orçamentários, e publicar os dados obtidos em diferentes formatos e mídias sociais;
• Construção de material unificado conforme deliberado pela Assembleia do DCE.
Além dessa pauta urgente para a pós, a Assembleia também discutiu avaliação da Gestão Carcará e encerramento da mesma, aprovado ontem em assembleia. Em seguida, uma prestação de contas foi realizada pela gestão. Entretanto, por conta do cenário excepcional e inesperado que enfrentamos atualmente, foi proposta a continuação da gestão Carará de forma interina até a posse da próxima, para que neste momento tão grave a pós-graduação não fique sem nenhuma representação. Este encaminhamento foi aprovado. Na discussão sobre o Regimento Eleitoral, foram feitas duas propostas de calendário de datas: uma em dezembro, e outra em março. Durante a discussão foi apontado que realizar o processo eleitoral em março possibilitaria um pleito realizado com mais tempo para a formação e inscrição de chapas, a permitir que novos estudantes que entrarão no próximo semestre possam participar ativamente desse processo. Sendo assim, foram aprovados os seguintes encaminhamentos:
• Encerramento da gestão Carcará;
• Permitir que a gestão Carcará continue a operar de forma interina até a posse da nova gestão;
• Aprovação da Proposta do regimento eleitoral da APG (documento específico) com as seguintes indicações do calendário para o processo eleitoral:
Período de Inscrições: 13/03/2023 à 17/03/2023;
Divulgação das chapas: até 20/03/2023 às 12h;
Recursos associados à Divulgação: até 21/03/2023 às 12h.
Período de Campanha: 22/03/2023 à 26/03/2023.
Data da Votação: 27/03/2023 até 19h.
Divulgação dos Resultados da Votação: 27/03/2023 às 21h.
Recursos associados aos Resultados da Votação: até 28/03/2023 às 12h.
Data da Posse: 29/03/2023.
A gestão Carcará continuará a atuar em nome da APG, e a apoiar estudantes de Pós-graduação e graduação nas lutas a favor de uma universidade digna e de qualidade. Juntos somos mais fortes!