Nota sobre a 5º UFSC na Praça, no Saco dos Limões, 31/ago

05/09/2019 12:59

A universidade que queremos é pública, de qualidade, gratuita e popular.

A universidade que queremos é comunicadora e responsiva aos problemas sociais!

Nesse sentido, nossa força e atuação política apoiam o movimento “UFSC na Praça”, iniciado em maio de 2019. Esse movimento demonstra que, em tempos de cortes de apoio à extensão, como o fim da SEPEX na UFSC, a comunidade universitária tem ações criativas de comunicar à sociedade o que desenvolvemos em ensino, pesquisa e extensão/comunicação nas universidades públicas.

Os cortes à educação não irão nos parar de reivindicar uma universidade popular que caminha com o povo! O quinto “UFSC na Praça” desse ano, que aconteceu dia 31/08, mostrou isso mais uma vez. Com a comunidade do Saco dos Limões, no Consulado – Escola de Samba, conversamos sobre ciência, sobre o que fazemos na universidade, reivindicando-a como de toda a sociedade, universidade também de quem ali conversava conosco.

Queremos que a SEPEX continue, mas queremos também que ela seja de quem a financia, os trabalhadores e as trabalhadoras. O UFSC na Praça, entendemos, caminha nesse sentido e, em tempos de desmonte de ações como a SEPEX, é essencial que nós, trabalhadores/as e estudantes-pesquisadores/as, assumamos também a participação na construção desse espaço, que é de uma ciência reflexiva e transformadora.

Na disputa pelas universidade públicas, em que o governo federal a quer privatizada e com o caráter público desmantelado, estamos lutando com as comunidades de Florianópolis, sendo também base trabalhadora na instituição, que não permitirá que isso aconteça!

Seguimos em luta por uma comunicação popular da ciência e um fazer pesquisa responsivo aos problemas sociais!