Propostas aprovadas na Assembleia Geral da UFSC de 15 de maio

17/05/2019 13:00

Estudantes, técnicos e professores/as se reuniram em Assembleia Geral das categorias, ao meio dia de 15 de maio em frente à reitoria no campus Trindade, para discutir os ataques à educação e à ciência brasileiras.

Na Assembleia, as categorias se posicionaram contra os cortes no orçamento da educação pública e em defesa das instituições públicas de educação, e decidiram ampliar a luta contra a reforma da previdência. Além disso, encaminharam também a construção de ferramentas de pressão sobre os parlamentares de Santa Catarina (deputados e senadores) para que votem contra a reforma da previdência e pela imediata recomposição do orçamento das áreas sociais, em especial da educação e saúde públicas, o fortalecimento da unidade de estudantes e servidores (TAEs e docentes), bem como de trabalhadores terceirizados, para derrotar os cortes e a reforma da previdência, e da construção da greve geral contra a reforma da previdência no dia 14 de junho.

Foi marcada também uma manifestação quando da presença de ministros do STF na UFSC, que subsquentemente foi desmarcada. Às assembleias das categorias que compõem a UFSC foi solicitado também que elejam representantes para compor a Comissão Unificada de Mobilização da UFSC. Decidiu-se por fim realizar nova assembleia universitária na próxima semana.