Ata da Reunião Extraordinária do dia 05/06/12

14/06/2012 07:22

Estiveram presentes: Daniel Dambrowski, Fábio Sangiogo, Cláudia, Roberta, Rodrigo Ribeiro, Lilian Back e Daniel (Sociologia Politica)

Informes:

– Reunião com a PRGP (ver relatoria) e repassados os informes da Assembéia convocada pelo ANDES para a data.

– Foi relatado o descontentamento dos bolsistas REUNI do curso de Letras-Inglês com relação à proposta que lhes foi feita de projeto para a manutenção das bolsas, que é a de que os mestrandos e doutorandos lecionem o idioma a estudantes dos cursos das áreas tecnológicas. Houve consenso em que a finalidade da bolsa não é, ou pelo menos não deveria ser, a de preencher lacunas curriculares ou do quadro de professores e esclarecido que o projeto não pode ser imposto aos bolsistas.

Datas importantes:

11/06 Assembleia dos Servidores Técnico-Administrativos

15 e 16/06 Assembleia da APUFSC

18/06 Assembleia do ANDES

20/06 Debate sobre a EBSERH.

CNPG

A Roberta apresentou ao grupo os textos de avaliação do CNPG. Foram recebidos ate o momento apenas três relatorias. Ficou acordado que divulgaremos o que temos ate o momento – incluindo o texto do Rodrigo – integralmente no blog da APG e que faremos ajustes para a publicação no jornal da APG. A Roberta se responsabilizou por pedir autorização para essa divulgação para os autores das relatorias. Seguiremos esperando mais manifestações dos delegados.

Representação discente

Foi informado pela PRPG que temos 1 vaga para ocupar no Comitê Assessor e 4 vagas na Câmara de Pós-Graduação, alem do Conselho Universitário. Foi consensual a opinião de que devemos ocupar todos os espaços de representação que pudermos e foi considerada como forma mais democrática de eleição dos representantes uma assembleia, que devera ser amplamente divulgada. Essa assembleia terá como pauta, alem da escolha dos representantes, os critérios e normas para a representação, a construção da nossa pauta de reivindicações e a avaliação da situação atual da universidade, diante da greve nacional dos professores e servidores. Ficou definida a data de 22 de junho, as 15:30h. Rodrigo ficou responsável por conseguir um local, preferencialmente o auditório do CSE, Lilian de enviar as coordenações de curso um pedido de liberação dos alunos para a participação no espaço, Daniel por fazer a divulgação – via meios de comunicação da APG e SETIC, Fabio por fazer um levantamento do histórico das reivindicações dos pós-graduandos e elaborar uma primeira versão das nossas demandas a ser apresentada e discutida na assembleia e Claudia se comprometeu com os trabalhos de secretaria da mesma.

Espaço físico, bolsas, selinhos, etc.

– Conversou-se sobre o caráter provisório de nossa sede – cedida pela BU em virtude das condições em que se encontrava o Centro de Convivência – e sobre a reforma do prédio, que deverá ser iniciada em 2 meses. Todos concordaram que o local no CE é mais interessante por ser mais central, movimentado, pela autonomia com relação a utilização do espaço e por se tratar de um centro de convivência, ou seja, um espaço mais interessante e abrangente do que apenas uma sala neste ou em outro lugar. Rodrigo afirmou que tentará integrar a comissão de reforma do prédio. Conversamos também sobre faze a mudança para lá em breve.

– a) Temos 4 vagas desocupadas de bolsas de permanência vinculadas a um projeto de pesquisa sobre a historia da APG. Infelizmente, por se tratar de uma proposta mal ranqueada pelas coordenações dos cursos envolvidos, ainda não apareceram bolsistas. Conversamos sobre a possibilidade de tentar melhorar a avaliação do projeto no próximo semestre, através de conversa com os coordenadores de curso. b) sobre a bolsa de estágio na APG, foi informado pela PRPG que a seleção deverá ser feita por nós mesmos. Lilian e Rodrigo ficaram responsáveis por falar com Marcio, da pró-reitora, para ver quando a verba da bolsa sairá e que requisitos esse bolsista terá que preencher.

– Foi confirmado o valor da venda de selinhos: R$10,00.

Reunião com a APUFSC

Recebemos um convite da entidade para uma reunião que terá como pauta a possibilidade de greve dos professores. Foi consensual a defesa das pautas da mobilização nacional e considerado legitimo o instrumento de greve. Também será informada a nossa chamada de assembleia dos pós-graduandos. Será formada uma comissão para participar dessa reunião, que deverá acontecer na sede da APG, as 10h da terça-feira seguinte.