Ciência sem Fronteiras: CNPq estabelece parceria com universidades da Coreia do Sul

30/08/2011 11:18

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI) acaba de estabelecer acordos com quatro das melhores universidades da Coreia do Sul. O principal objetivo é promover o intercâmbio de estudantes e pesquisadores entre os dois países, no âmbito do Programa Ciência sem Fronteiras. Um edital específico para as instituições coreanas será lançado em breve. Entre as instituições conveniadas está a 29ª na classificação do Times Higher Education, Pohang Science and Technology University (POSTECH), focada nas áreas de Engenharias e Ciências Exatas.

A Korean Advanced Institute for Science and Technology (KAIST), é conceituada nas áreas de Engenharias e Ciência e Tecnologia. A University of Science and Technology (UST) possui um interessante modelo de educação, os estudantes da universidade são alocados nos institutos de tecnologia coreanos, desde o início do curso. Já a Yoinsei University, a mais antiga da Coreia, é muito forte nas áreas biológica e da saúde.

Histórico

Na última quarta-feira (24), uma Carta de Entendimento com o National Institute for International Education, representado no ato pelo seu diretor Nam Jo Chung, foi assinada na Coreia. Também participaram do encontro o secretário de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Carlos Nobre, representando o ministro Aloizio Mercadante, e Dong-Geum Seol, vice-ministro de Educação e Ciência e Tecnologia, da Coreia.

Na sessão final da primeira reunião do Comitê Conjunto de Cooperação em Ciência e Tecnologia entre o Brasil e a Coreia, foi assinada a Carta de Intenções entre o CNPq e a National Research Foundation da República da Coreia.

Conheça as universidades: