A APG

A Associação de Pós-Graduandos da UFSC (APG-UFSC) é a entidade de representação de estudantes de Pós-Graduação da UFSC e se constitui numa das mais antigas entidades representativas do segmento, integrando a Associação Nacional de Pós-graduandos (ANPG), entidade representativa que aglutina as diversas APGs situadas no território brasileiro.

A APG/UFSC como toda organização representativa, se pauta em um Estatuto e de acordo com este, a referida entidade é uma sociedade civil de direito privado sem fins lucrativos. Sua finalidade é ser o órgão representativo dos pós-graduandos, em defesa dos direitos e interesses, reivindicando condições de estudo, pesquisa, conhecimento, serviços sociais e demais necessidades de seus representados. Cabe ainda a APG-UFSC promover a participação dos pós-graduandos na estruturação e funcionamento da política universitária, cultural, científica e tecnológica em nível local, estadual e nacional.

Quanto aos órgãos, a APG-UFSC, em sequência hierárquica, conta com a Assembleia Geral, o Conselho de Representação Discente e a Diretoria. A Assembleia Geral é a instância máxima de deliberação dessa entidade, o Conselho de Representação Discente o órgão (de base) consultivo e fiscal constituído por um titular e um suplente indicado por cada programa de pós-graduação da UFSC e a Diretoria o órgão executivo, eleito anualmente pelos pós-graduandos. Também é de responsabilidade da APG-UFSC indicar os nomes dos pós-graduandos para compor as vagas de representação discente nos Conselhos Superiores da UFSC e em outras instâncias necessárias.

A organização política dos estudantes da pós-graduação é a principal tarefa da APG-UFSC. Contudo, mais do que pautas imediatas em defesa de uma educação pública, gratuita, de qualidade e radicalmente democrática, a APG-UFSC luta pela construção de uma educação comprometida com as melhorias das condições de vida do povo. E os associados da APG-UFSC são todos aqueles inscritos nos programas de pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado) da UFSC. Portanto, a todos os pós-graduandos:

A APG-UFSC É DE VOCÊS, PARTICIPEM!