Notícias da educação na UFSC e no Brasil #004

Publicado em 22 de março de 2019

▶ VEM AÍ O ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO!

O III Encontro Nacional de Educação ocorrerá na UnB, em Brasília, nos dias 12, 13 e 14 de abril de 2019 e a APG-UFSC soma-se ombro a ombro com outras entidades e movimentos sociais em defesa de um projeto classista e democrático de educação na construção do evento.

Em uma conjuntura marcada pela sanha ultraliberal de desmonte do Estado, pelo recrudescimento de políticas regressivas, conservadoras e a intensificação dos ataques à classe trabalhadora, sobretudo aos setores da educação, o III ENE se coloca como uma frente de resistência, unidade política e organização para estes setores.

Para contribuir com a construção desse encontro, a partir de nossas reivindicações locais, haverá no dia 30/03 (sábado da semana que vem) mais uma etapa preparatória de Santa Catarina para o III ENE. Nessa etapa será apresentado o diagnóstico da educação catarinense, a partir de quatro eixos: Educação Municipal, Educação Estadual, Educação Superior e Educação Técnica-Pofissionalizante, elencando os ataques à educação e as tendências que se apresentam no front. A APG-UFSC contribuiu com todos os eixos, em especial com o de Ensino Superior, trazendo as demandas dos(as) pós-graduandos(as) que foram e estão sendo traduzidas em mobilizações encabeçadas pela gestão.

Essa etapa preparatória ocorrerá, em dois períodos, a partir das 8h, no auditório do Centro Sócio-Econômico (CSE) da UFSC e a participação em peso dos(as) pós-graduando(as) será importantíssima!

◉ Mais informações sobre o ENE
http://andes-ufsc.org.br/iii-ene-carta-de-florianopolis/
https://encontronacionaldeeducacao.org/programacao/
https://www.facebook.com/coeedep/
https://encontronacionaldeeducacao.org/inscricoes/

◉ Inscreva-se no Pré-ENE SC:
https://goo.gl/forms/S1Cwb5c1wh4rEmjs2

▶ LATO SENSU COM MENSALIDADE: ATAQUE À UNIVERSIDADE PÚBLICA E GRATUITA

No dia 14/03, a cobrança da pós-graduação lato sensu voltou à pauta da Câmara de Pós-Graduação (CPG), ainda que não tenha chegado a ser discutida.

A gratuidade é importantíssima para que a universidade pública possa servir à coletividade, pois promove a democracia e a justiça social no país ao diminuir uma das barreiras de acesso da classe trabalhadora ao ensino superior. Sendo assim, é preciso se colocar contra qualquer iniciativa que afronte a gratuidade do ensino e seu caráter público.

Se os cursos de especialização são de qualidade e é de interesse público que sejam ofertados, não devemos restringi-los somente a quem pode pagar! Além disso, a mensalidade na universidade também ofende o caráter público dessa instituição, pois compromete a ciência voltada para os interesses do povo ao fazer com que esta responda somente aos daqueles que podem pagar.

Saiba mais no link abaixo sobre os motivos para se opor à cobrança de mensalidades na UFSC, e compareça às reuniões e mobilizações da APG-UFSC para saber como se somar ao movimento contra este ataque à universidade.

◉ Especializações pagas: por que ser CONTRA!
http://apg.ufsc.br/2019/03/12/especializacoes-pagas-por-que-ser-contra/

▶ CAPES QUER MUDAR AVALIAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO: PODEREMOS PARTICIPAR DESSA CONSTRUÇÃO?

Segundo o presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Anderson Correia, a pós-graduação brasileira passará a ser avaliada segundo um modelo multidimensional, com base em critérios que considerem características diferentes, e a plataforma Qualis terá critérios mais transparentes.

Embora ele tenha garantido que não há qualquer previsão de cortes nas bolsas em andamento, e tenha falado em aumentar o orçamento da instituição, não falou (nesta ocasião, na UFMG) sobre o reajuste das bolsas atuais ou, o que é também muito importante, a própria transparência e ampla participação de diversos setores – inclusive o estudantil – na construção de um novo modelo de avaliação. Temos, enquanto APG-UFSC, chamado atenção para esse problema desde o ano passado – e foi também um dos tópicos discutidos recentemente com a vice-reitora em relação ao documento do I Fórum de Saúde Mental da Comunidade UFSC – e é preciso aumentar a pressão, dentro e fora da universidade, para que isto seja realmente discutido.

◉ Notícia sobre fala do presidente da Capes na UFMG
╚ https://ufmg.br/comunicacao/noticias/avaliacao-da-pos-graduacao-sera-multidimensional-afirma-presidente-da-capes

◉ Sobre o processo pouco democrático de construção do novo modelo de avaliação dos programas de Pós-graduação
http://apg.ufsc.br/2018/08/15/por-mais-transparencia-e-participacao-no-debate-sobre-as-avaliacoes-dos-programas-de-pos-graduacao/

◉ Conversa com vice-reitora sobre o documento do I Fórum de Saúde Mental da Comunidade UFSC
╚  http://apg.ufsc.br/2019/03/21/conversa-com-vice-reitora-sobre-o-documento-de-recomendacoes-do-i-forum-de-saude-mental-da-comunidade-ufsc/

◉ O reajuste das bolsas de pós-graduação
http://www.anpg.org.br/04/02/2019/o-reajuste-das-bolsas-de-pos-graduacao-e-urgente-e-necessario/
http://apg.ufsc.br/2018/07/24/em-defesa-do-aumento-retroativo-das-bolsas-de-pos-graduacao/

⬛ A APG-UFSC PRESTA SEUS SENTIMENTOS às vítimas e aos familiares das vítimas do massacre na Escola Estadual Professor Raul Brasil, em Suzano (SP). Como membros da comunidade acadêmica e científica compreendemos que a universidade pública tem o papel de pesquisar elementos que possam levar a avanços no sentido de que não tenhamos outros ataques como este. Na contramão de quem pretende se aproveitar de um momento de dor para vender soluções fáceis porém contraproducentes (quando não absurdas), de armar professores a militarizar as instituições de ensino, é preciso investir em discussões sobre questões como saúde mental na educação básica e papéis de gênero na sociedade brasileira. É também indispensável o combate aos discursos de ódio e estímulo a violência que vêm se popularizando, e que motivaram não só o ataque em Suzano, mas também outros ataques planejados recentemente, tanto em escolas de ensino básico, a exemplo de Goiás e Niterói, quanto em universidades, como ocorreu na UFMG e na UFRGS. Educando e cuidando de nossos jovens, fortalecendo e capacitando nossos educadores, superaremos juntos a tragédia rumo a um melhor amanhã.

▶▶▶ Além desse email periódico, você pode também conferir nossos posicionamentos e anúncios no site da APG e em nossa página do Facebook. É lá também que você encontra as datas das nossas reuniões, que são abertas a todas/os pós-graduandas/os, se quiser se somar a alguma dessas ou outras lutas!

◉ Site da APG: http://apg.ufsc.br/
◉ Facebook da APG: https://facebook.com/apgufsc/