Curso “Como funciona a Sociedade” (Gestão 2012-2013)

I FORMAÇÃO POLÍTICA DE 2013

Nos dias 25 e 26 de maio de 2013, na sala 109 do CED/UFSC aconteceu a oficina “Como funciona a Sociedade 1”, com apoio e organização da APG. Foram os monitores desta atividade Demétrio Cherobini e Vilmar José Both, ambos doutorandos do PPGE/UFSC.

Nesta oficina se discutiu como se dá a relação capitalista e o enriquecimento de uns em detrimento de outros. Entre as temáticas abordadas estavam: riqueza, capital, ideologia, mais-valor/mais-valia, relações de produção, meios de produção e estrutura-superestrutura.

Participaram desta atividade 23 pessoas, sendo estes alunos da graduação (Pedagogia UFSC e UDESC e agronomia da UFSC), alunos da pós-graduação (arquitetura, educação, História, Direito e Ciências da Computação), membros da APG e alguns trabalhadores convidados.

Ao final do curso os participantes demonstraram interesse em cursar a oficina “Como funciona a Sociedade 2”. Possivelmente, esta ocorrerá em meados do 2º semestre e será amplamente divulgado.

Entendemos que formação política e conhecimento profundo das relações estabelecidas na nossa sociedade são de fundamental importância para compreensão do papel/implicações das nossas pesquisas na pós-graduação e para o comprometimento com transformação desta sociedade. Neste sentido, a gestão atual da APG assume o compromisso de criação de outros espaços, como este, ao longo deste e do próximo ano.

Segue abaixo cartaz do evento e algumas fotos deste rico momento.