Estudantes de pós-graduação da UFSC: NÃO aos cortes, à cobrança de mensalidades e à reforma da previdência! Em bloco no dia 30, construir a greve geral do dia 14!

25/05/2019 22:44

Estudantes de pós-graduação da UFSC reuniram-se em Assembleia Geral no dia 23 de maio de 2019, às 12h, no hall do Centro de Convivência (confira a ata aqui). A assembleia foi mais uma das atividades de mobilização convocadas pela Associação de Pós-graduandos da UFSC (APG-UFSC) em razão dos cortes anunciados no MEC. Os cortes em questão inviabilizam o segundo semestre da UFSC e de praticamente todas as universidades e institutos federais do país.

É importante ressaltar que os cortes afetam também a educação básica e a Capes, onde estão os recursos para o pagamento da maioria das bolsas de pós-graduação. Portanto, não só a universidade pode ficar literalmente sem energia elétrica como também podemos ficar sem a remuneração que permite nosso sustento.

O 15 de maio foi a primeira grande reação popular à medida, e esta última assembleia serviu para refletir melhor sobre o momento político e construir o dia 30 de maio, em que mais atos estão sendo chamados por estudantes e trabalhadores da educação. Entende-se que estes atos servem também para a construção do dia 14 de junho, em que ocorrerá uma paralisação nacional contra a Reforma da Previdência – dessa vez contando com a participação de todas as categorias de trabalhadores.

Os principais encaminhamentos da assembleia foram:

• Paralisação das atividades da pós-graduação no dia 30/05.
  • Estudantes da pós-graduação da UFSC se posicionam contra quaisquer contingenciamentos, cortes ou bloqueios na educação.
  • Estudantes da pós-graduação da UFSC se posicionam a favor da reforma do Centro de Convivência.
  • Estudantes da pós-graduação da UFSC se posicionam contra qualquer tipo de cobrança de mensalidades na universidade, incluindo cursos de pós-graduação lato sensu.
  • Estudantes da pós-graduação da UFSC se posicionam a favor do reajuste das bolsas de pós-graduação, considerando 38% de defasagem em 6 anos.
  • Estudantes da pós-graduação da UFSC se posicionam contra a Reforma da Previdência que está em discussão no Congresso.
  • Estudantes da pós-graduação da UFSC aderem à greve geral do dia 14 de junho.
  • Manutenção do bloco da pós-graduação no ato do dia 30 e produzir um estandarte alto para a identificação do bloco.
  • Estudantes da pós-graduação da UFSC sugerem para a Assembleia de Estudantes da Graduação (28/05, às 12h) fazer o trajeto do dia 30 da UFSC até o centro pelo bairro Serrinha.

Para os próximos dias:

• A próxima reunião ordinária da APG-UFSC será no dia 27/05, às 12h, na Sede da APG; lá discutiremos melhor a operacionalização das tarefas para seguir na luta. Compareça, as reuniões são abertas para quem está disposto a contribuir e construir a entidade! Há muito que fazer nas lutas da nossa categoria, agora e daqui em diante. Venha, pra não lutar só!
  • A APG-UFSC realiza sua Aula Magna para 2019 agora, no olho do furacão. Com o título “Reforma da Previdência e pós-graduação: quando VOCÊ vai se aposentar?“, convidamos Maurício Mulinari, do DIEESE, e Edivane de Jesus, egressa do PPGSS UFSC, para falar com pós-graduandos e pós-graduandas sobre a realidade da reforma da previdência para nós e para o resto dos/as trabalhadores/as. Compareça, informe-se – é o seu futuro que está em jogo!
  • Nos dias 28 e 29 estaremos no Centro de Convivência confeccionando cartazes para o ato do dia 30; haverá material disponível. Venha e chame seus colegas!