[URGENTE] Proposta para especialização com mensalidades será votada na CPG

27/02/2019 15:00

[URGENTE] Proposta para criação de curso de especialização com COBRANÇA DE MENSALIDADES será votada amanhã (28) às 8:30 na Câmara de Pós-Graduação (CPG), em reunião na Sala dos Conselhos (Reitoria I – Campus Trindade).

O curso, de “Inovação e empreendedorismo”, afirma em sua justificativa que “já não se consegue mais separar a academia do mercado” e pretende cobrar R$ 530,00 das/os alunas/os. O TCC será um plano de negócios.

Àqueles que desejam aviltar e privatizar o espaço público de produção e difusão do conhecimento com um curso que COBRA AS/OS ESTUDANTES para rezar o catecismo do capital, dizemos que deve haver sim uma separação muito evidente entre academia e mercado, e que a UFSC não pode mais ser palco dessa má-fé terminológica. Conclamamos o movimento estudantil a lutar, nas semanas que virão, contra essa ponta de lança do assalto excludente ao caráter público da universidade.

Lembramos também que no dia 10 de agosto de 2018 o senhor reitor, Ubaldo Cesar Balthazar, assinou uma carta de compromisso com as/os estudantes (representados na ocasião pelo Diretório Central dos Esdutantes Luís Travassos e a Associação de Pós-Graduandos da UFSC) posicionando-se oficialmente contra a cobrança de mensalidades na pós-graduação Lato Sensu (veja aqui). Cobraremos a coerência da reitoria quanto ao compromisso assumido.