A FAPESC não deveria atrasar as poucas bolsas que concede!

21/02/2019 18:30

Várias/os pós-graduandas/os da UFSC que recebem bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC) relataram que o pagamento referente à janeiro só foi efetivado nesta quarta-feira (20).

Já nos posicionamos repetidas vezes quanto ao desastre que é a política de incentivo à ciência e tecnologia em Santa Catarina (veja nossa última nota sobre o assunto), mas o governo de Carlos Moisés (PSL) e a administração da FAPESC por ele indicada já começa pior do que o imaginado: ao atrasar bolsas de pesquisa, deixa ainda mais evidente seu descaso com a educação e com quem realiza grande parte das pesquisas no Estado.

Em conversa com a APG-UFSC, a fundação afirmou que o problema se deve à “troca de gestão” em meio ao funcionamento atípico da máquina administrativa em janeiro, e que poderia se repetir pelos próximos dois meses. Do ponto de vista de quem vive de bolsa a bolsa com a maioria das contas vencendo até o dia 10, consideramos o atraso um absurdo, considerando a pequena quantidade de bolsas que a instituição fornece. Não está claro, por exemplo, se todos os recursos da fundação estão indisponíveis; não há, por exemplo, a possibilidade de usá-los para o adiantamento ao menos parcial das bolsas, aliviando a situação atípica para quem mais precisa dos recursos para se sustentar? Não há outra saída que atrasar o pagamento das bolsas até a segunda metade do mês?

Estamos em contato com a fundação, a PROPG e a SBPC buscando informações e estudando maneiras de ajudar a solucionar o problema. Como sempre, fazemos um convite a todas/os as/os pós-graduandas/os que juntem-se a nós na constante luta em defesa de nossos direitos e de melhorias de nossas condições.