APG-UFSC e estudantes do PPGECT/UFSC em defesa das ações afirmativas na pós!

11/12/2018 20:21
Após um processo de mobilização dentro da comunidade do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT/UFSC), que envolveu estudantes e professores do programa, foi construída uma resolução de distribuição de bolsas que contemplasse estudantes cotistas e uma comissão repensou o edital de seleção para incluir as ações afirmativas para pessoas negras, indígenas, quilombolas, trans e com deficiência.
No entanto, na reunião de Colegiado Pleno realizada em novembro, alguns professores trouxeram inúmeros obstáculos a essa decisão ou mesmo falas racistas contrárias às medidas, de forma que a discussão se estendeu e não houve quórum para a deliberação. Dessa forma, o edital para seleção no Doutorado lançado nessa semana não contemplou as ações afirmativas, mas o tema será novamente discutido no ano que vem e as/os estudantes do programa estão se mobilizando para apoiar essa medida.
Nós, da APG, nos solidarizamos e somamos força à reivindicação estudantil e de alguns professores do programa pela adesão às ações afirmativas, uma medida fundamental para avançar na democratização da Universidade e também para combater opressões que são históricas e estruturais em nossa sociedade!
Nas fotos, intervenções colocadas nos muros do CFM e do CED retratando os posicionamentos racistas de alguns dos professores do PPGECT na reunião de Colegiado.
Leia abaixo a nota lida por estudantes do programa no Colegiado Delegado da última sexta-feira:
NOTA DE REPÚDIO
As alunas e alunos do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGECT/UFSC), em assembleia no dia 05 de dezembro de 2018, deliberaram a emissão de uma nota de repúdio diante de algumas declarações proferidas na 29ª reunião extraordinária do Colegiado Pleno, ocorrida no dia 30 de novembro de 2018, durante as discussões para apreciação e homologação do parecer da Comissão para analisar e propor alterações nos processos seletivos para ingresso no PPGECT/UFSC. Tais declarações ratificam o racismo institucional mantido e reproduzido, também, pelas Universidades.
Nós, enquanto alunas e alunos, reforçamos ainda, a indignação perante o baixo quórum de professoras e professores na reunião, o que impediu a votação e a incorporação das cotas no edital de seleção para ingresso na turma de doutorado 2019. Assim sendo, o PPGECT ainda constitui o quadro de 93% dos Programas de Pós-Graduação da UFSC que não incorporaram políticas de ações afirmativas no ingresso de seus/suas estudantes, em discordância da Portaria Normativa Nº 13, de 11 de maio de 2016, que dispõe sobre a indução de Ações Afirmativas na Pós-Graduação e dá outras providências.
Discentes do PPGECT / 07 de dezembro de 2018