Respeitem nossa alimentação! As filas do RU crescem e a qualidade cai!

29/03/2018 09:31

No começo do ano letivo já ficou nítido que o Restaurante Universitário (RU) da UFSC não tem sido capaz de atender a demanda, o que vem gerando enormes transtornos para quem depende do RU para se alimentar.

As filas nunca estiveram tão grandes! Antes da abertura do restaurante, às 11h, as filas já está se estendem até além do Centro de Convivência, não demorando muito para chegar até a próxima rotatória. Mesmo após as 13h, ainda é necessário esperar muito tempo até entrar no Restaurante. Muitas vezes, no horário de pico do almoço, as filas chegam até a altura do Centro Sócio-Econômico (CSE). Essa situação impõe aos estudantes um tempo de espera que ultrapassa 30 minutos, debaixo de sol e de chuva.

As refeições principais, que já eram servidas em quantidades pequenas, foram reduzidas ainda mais, não chegando a 100 gramas de carne em muitas ocasiões. Os complementos acabam rapidamente e não são repostos após certo horário. Mesmo o feijão e o arroz têm ficado escassos nos horários finais, fazendo com que aqueles que só conseguem ir depois das 13h encontrem, por vezes, apenas caldo de feijão ou de lentilha.

No final do ano passado, o RU foi fechado para reformas, o que obrigou aqueles que dependem do restaurante a se deslocarem até o Centro de Ciências Agrárias (CCA). Os ônibus oferecidos eram insuficientes, fazendo com que o tempo de espera passasse de 1 hora em alguns dias. Todo esse transtorno foi justificado pela Reitoria por conta da necessidade do RU de passar por reformas; no entanto, os bancos e os bebedouros que estavam quebrados ano passado permaneceram quebrados; e os sucos, presentes no CCA mas há muito ausentes do Campus Trindade, não retornaram. Do lado de fora, uma reforma na pavimentação iniciada uma semana antes do começo das aulas causa ainda mais transtornos para os usuários na saída do restaurante.

Uma alimentação de qualidade é essencial para a manutenção da saúde e do bom desempenho estudantil. Muitos (as) estudantes não possuem renda para frequentarem outros restaurantes nas redondezas da UFSC, às vezes, sequer para a compra de alimentos no supermercado, tendo o Restaurante Universitário como única opção. No caso da pós-graduação, mesmo os bolsistas são dependentes do RU, pois vivem com uma bolsa que acumula 5 anos sem aumento ou sequer reposição de inflação.

É um extremo desrespeito por parte da Reitoria ignorar o péssimo serviço que está sendo oferecido. Está claro que precisamos de medidas urgentes, como a garantia de comida disponível em toda a duração do RU, o aumento dos horários de atendimento, a abertura das duas entradas nos períodos da noite e finais de semana. No entanto, sabemos que medidas muito mais amplas são necessárias, como a reativação do antigo RU em complementação ao atual ou a ampliação da atual estrutura, além da contratação de mais pessoal para suprir a demanda de trabalho sem precarizar ainda mais sua função.

Florianópolis, 29 de março de 2018.