Nota sobre situação do RU

20/02/2015 20:36

Caros colegas Pós-graduandos e Pós-graduandas,

Desde o comunicado da PRAE (divulgado no site da UFSC) de que o RU só abriria dia 09/03 (e não na data prevista inicialmente de 09/02), a APG tem trabalhado, buscado e lutado por uma solução deste problema, principalmente tendo-se em vista o início das aulas em 02/03.

Atendendo à solicitações, a reitora realizou, na última quinta-feira (19/02), uma reunião com a APG e com o DCE. Estavam presentes ainda a pró-reitora e o pró-reitor adjunto de assuntos estudantis, a diretora do RU, o pró-reitor de planejamento e orçamento, uma jornalista da UFSC e a pró-reitora de pós-graduação, que esteve acompanhando a APG na busca por uma solução para a situação dos pós-graduandos e das pós-graduandas.

Inicialmente a APG e o DCE apresentaram suas reclamações referentes a forma como tudo ocorreu, a falta de justificativas claras sobre o atraso e solicitando uma solução urgente.

Por sua vez, a diretora do RU fez um relato da situação do Restaurante, apresentando diversos dos problemas levantados pela comissão de avaliação do RU (onde a APG esteve representada) em seu relatório feito no final do ano de 2014. Houve a necessidade de postergar a abertura do RU visto que as panelas estão sendo refeitas (pela fábrica e nem todas estão prontas ainda), obras civis estão sendo feitas na cozinha, existem problemas no refeitório, entre outros. Em seguida, a reitora lembrou que a UFSC não tem, no momento, seu orçamento total para poder oferecer alternativas à situação, visto que o orçamento ainda não foi aprovado (pelo Congresso Nacional). Por isso, a UFSC só recebeu 1/18 avos de sua cota e irá publicar uma nota em seu site nos próximos dias justificando o ocorrido.

Após todos os relatos, a reitora afirmou que é impossível abrir o RU antes do dia 09/03 e que atualmente tem sido permitido aos alunos que já estão em aulas (Eng. de Materiais, Internato de medicina no HU e algumas disciplinas de Odontologia) fazerem suas refeições no RU do CCA.

Todavia, foi relatado por estudantes do CCA que o RU do centro não suporta atualmente a demanda do próprio CCA, quanto mais de cursos do campus trindade.

A APG reforçou o pedido de solução do RU para os estudantes de pós-graduação, sugerindo a utilização da mesmo solução dos cursos de graduação que estão em aula (ônibus para o CCA e liberação para fazer as refeições lá). A reitora novamente disse ser impossível, tanto pelo fato de o RU do CCA não suportar essa quantidade de alunos como pela falta de verba para poder locar mais ônibus para deslocar os estudantes até aquela localidade.

Mais uma vez reforçamos uma bandeira que tem sido luta constante desta gestão da APG (#apóstaqui 2014-2015), que é a assistência estudantil para estudantes de pós-graduação, em especial neste momento de discussão de RU a isenção de pagamento do RU para estudantes com vulnerabilidade econômica.

Nesse sentido, a APG, em conjunto com a PROPG, têm buscado uma solução e na reunião de ontem (19/02) a reitora mais uma vez reforçou seu compromisso com esta bandeira, afirmando que buscaria uma solução para os entraves que impedem a realização do cadastro de avaliação sócio-econômica dos pós-graduandos e das pós-graduandas, cujos problemas, a priori, são a falta de uma assistente social e espaço físico (a questão de espaço físico a pró-reitora de pós-graduação ofereceu espaço) para então podermos fazer a isenção do RU.

Mesmo com as conquistas que se encaminham e com as dificuldades de abertura do RU (e suas negativas) continuamos buscando soluções para este problema.