NOTA AOS PÓS-GRADUANDOS DA UFSC, referente ao comentário da Chapa 1 quanto à Comissão

09/05/2014 03:25

Florianópolis, 08 de maio de 2014.

NOTA AOS PÓS-GRADUANDOS DA UFSC

Nós, membros da Comissão Eleitoral constituída em Assembleia de Pós-Graduandos da UFSC, no dia 14 de abril do corrente ano, responsáveis pelo processo de votação e apuração das Eleições APG/UFSC Gestão 2014-2015, vimos por meio desta fazer algumas considerações referentes a agravos notificados, via facebook, por integrantes da Chapa 1: “#APósTáAqui”.

A Comissão Eleitoral tem trabalhado de acordo com os princípios da legalidade, publicidade e transparência, e seguimos as linhas dos encaminhamentos definidos para a realização da eleição APG/UFSC Gestão 2014-2015. Por conseguinte, pedimos que tais declarações sejam reconsideradas nas formulações da referida chapa, tendo em vista que, em nota a eles encaminhada anteriormente, expomos os devidos motivos de não ser possível atender todas as solicitações. A seguir, então, repassamos esses esclarecimentos à comunidade acadêmica dos pós-graduandos:

1º. Na assembleia dos estudantes de pós-graduação, onde se instituiu a Comissão Eleitoral, o principal problema debatido foi a melhor forma de contemplar o processo eleitoral. Como a comissão ficou composta por apenas cinco membros, os quais não têm condições de estar presentes em todos os turnos de votação –  e a presença de pelo menos um destes é obrigatória –, seria inviável atender a todos os centros da UFSC.

2º. Por outro lado, a escolha de apenas alguns centros – ainda mais sendo solicitação de apenas uma chapa— seria arbitrária e poderia ser questionada como prejudicial à outra chapa. Além de ser danoso ao processo democrático, a contemplação de tal pedido infligiria deliberações tomadas na assembleia, onde se debateu extensamente todas estas dificuldades do processo eleitoral.

3º. Desta forma, a fim de contemplar o maior número de alunos, optamos por fazer a eleição em dois dias, garantindo assim a maior participação possível e respeitando as condições e limitações da Comissão Eleitoral a fim de avalizar uma eleição democrática, satisfatória e isenta.

4º. O local seria transferido para o prédio da Reitoria, conforme solicitado pelo Chapa 1, mas por motivos de atividade do comando grevista dos servidores, optamos por dispor a urna no Centro de Cultura e Eventos, ponto de referência no Campus UFSC-Trindade e de fácil acesso à comunidade estudantil.

Aguardamos a compreensão de todas e todos.

Sem mais,

Comissão Eleitoral