Venha debater Democracia e Eleições para Direções de Centro na UFSC!

07/10/2012 20:35

Você sabia que estamos no momento de escolha dos novos Diretores de Centro? Nesse processo, quanto vale o seu voto? Você está satisfeito com os debates politicos dos candidatos?

Não só a UFSC, mas todas as Universidades Públicas estão sob influência de uma visão de educação bastante anti-democrática. Uma das influências dessa visão se dá no âmbito dos processos eleitorais e na organização dos órgãos deliberativos das universidades. A participação dos discentes e técnico-administrativos é, em geral, bastante reduzida.

Em vários centros da universidade o peso do voto estudantil é de 10 a 15%, o que faz com o voto de um professor possa valer até 140 vezes o voto do estudante. É o caso do CTC, onde a proporção do voto para professores, técnicos e estudantes é de 70, 20 e 10%, respectivamente. Já em outros centros e nas eleições para reitor, o voto é paritário, ou seja, cada categoria detém 1/3 do peso sobre a decisão final. O CFH é o único centro da universidade que pratica o voto universal, o que significa que cada indivíduo possui o mesmo peso no voto, independente da categoria que compõe.

Nos colegiados (conselhos de departamento, de unidade e universitário) os estudantes e técnicos juntos ocupam menos de 20% da representação total, o que dificulta que mudanças significativas na macro e microestrutura possam ser realizadas por estas categorias.

Os cargos dirigentes, como reitor e diretor de centro, são normalmente vistos somente como burocráticos e não como cargos políticos, o que na prática faz com que o debate de ideias fique em segundo plano. Soma-se a isto que o processo de escolha de diretores de centro é em muitos casos nebuloso, acontecendo às escuras e às pressas, como na recente eleição para diretor de centro do CFM, que ocorreu rapidamente e com pouca divulgação.

Se é nosso interesse debater os rumos da UFSC, debater ensino, pesquisa e extensão, debater a produção de conhecimento, é então nosso dever participar e intervir nas eleições de Direção de Centro e exigir democracia e transparência!

Quando? Dia 8 de outubro às 18:30

Onde? No auditorio da Biblioteca Universitária