Reunião Coordenadores de Programas / “Censo” da Pós-graduação

03/09/2012 07:39

Na reunião da Câmara da Pós no último dia 30, os Pró-Reitores da Pós, Joana e Juarez, informaram os presentes da convocação de uma reunião com todos os coordenadores de programas de pós e os representantes discentes no dia 20 de setembro. Haverá diversas pautas, como a distribuição da próxima remessa de bolsas, os recursos dos programas, o credenciamento dos programas e a avaliação trienal da CAPES. Para esta reunião, nós quatro (Robson, Danuza, Marisa e eu Tiago Iraton) confirmamos nossas presenças, mas veremos com os Pró-Reitores se será possível ampliar nossa participação nesta reunião em específico. De qualquer forma, sugiro que levemos em consideração na Assembleia do dia 17 conversarmos sobre este espaço para aproveitarmos da melhor maneira possível.

No dia 28 último, pela manhã, a APG teve uma reunião com os Pró-Reitores. Dentre os pontos discutidos, abordamos a proposta de um “Censo” dos estudantes de pós-graduação da UFSC para levantar seu perfil socioeconômico (coloco entre aspas pois precisaremos definir se se trata de um censo ou de uma amostra). Nas discussões sobre a pós-graduação travadas pelos mais diversos sujeitos em diferentes espaços, principalmente no que diz respeito às condições de permanência dos pós-graduandos, podemos perceber de forma cristalina como subjazem às opiniões, na forma de pressupostos raramente explicitados, imagens as mais divergentes de quem seja o estudante de pós-graduação. Durante os debates e atividades deste período de greve ficou muito fácil perceber isto, e os impactos que isto causa nas nossas tomadas de decisão. Com esta preocupação, a gestão da APG/UFSC está propondo este “Censo”, para afinar nossas discussões e decisões, e subsidiar a proposição de políticas de permanência da pós-graduação. Os Pró-Reitores demonstraram a mesma visão e preocupação sobre a questão, e afirmou que previam esta ação no planejamento da atual gestão. Deste modo, fizemos um acerto. A Pró-Reitoria se encarregará de garantir que os formulários cheguem a todos os pós-graduandos e retornem a nós, que haja outros auxílios técnicos necessários à implementação, como também levará a pauta das políticas de permanência de pós para as discussões com a CAPES e para os fóruns de pró-reitores, no intuito de recolher boas práticas para implementar na UFSC e de provocar a pressão da parte das pós das IFES junto à CAPES pela inclusão desta pauta. A APG ficará responsável de elaborar o projeto, os instrumentos de coleta e de formular as estatísticas sobre os dados coletados.

Como foi solicitado pela gestão da APG que algum conselheiro na Câmara ficasse responsável, apresentei meu nome (Tiago Iraton) à Pró-Reitoria para conduzir o projeto. A Prof. Joana ofereceu o espaço da reunião do dia 20 para apresentarmos o “Censo” e ela proceder com a sensibilização dos coordenadores de programas.

Assim, é proposto uma reunião de trabalho nesta quarta, às 17h, com ponto de encontro no hall do CSE, para quem estiver interessado em colaborar. Pessoal com experiência e conhecimento em estatística e pesquisa quantitativa, principalmente na área de Ciências Sociais, poderia fornecer um apoio importantíssimo.