Democracia e Transparência na UFFS Ameaçada

29/06/2012 07:50

No ano de implementação do estatuto da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, a comunidade universitária aprovou no estatuto a proibição das Fundações dentro da Universidade, compreendendo que as fundações servem como agente de privatização da produção de conhecimento, pesquisa e extensão.

O estatuto naquele momento foi aprovada com um artigo que colocava essa proibição, no entanto, o estatuto foi alterado pelo reitor. Justamente o artigo em que dizia que as fundações não entrariam na universidade foi alterado, retirado do estatuto à revelia da comunidade universitária.

Dentro deste contexto hoje, o CUn da UFSC irá por em votação o seguinte ponto em pauta:

3. Processo n.º 23080.014428/2012-34

Requerente: Universidade Federal da Fronteira Sul e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina.

Assunto: Apreciação e aprovação de prestação de serviços pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitário (FAPEU).

Relator: Conselheiro Wellington Longuini Repette

Sobre esse processo cabe uma leitura e reflexão do texto qual é o nosso projeto de universidade!

A APG através do próximo APG em Debate pretende por em discussão o papel das Fundações e das empresas privadas na universidades publicas brasileiras.