Carta Aberta da Associação de Pós Graduandos da Universidade Federal de Santa Catarina

19/06/2012 07:31

A Carta que será levada para votação na Assembléia está já DISPONIVEL NOS LINKS ABAIXO…

No entanto segue logo mais um trecho da carta.

“Por conseguinte Reivindicamos:

Representações:

• Reestruturação do Conselho Universitário, com a garantia de Duas cadeiras permanentes para os representantes da Pós-graduação.
  • Representações dos Pós-graduandos nos Conselhos de Unidade.

Políticas de Permanência:

• Universalização das Bolsas e reajuste do seu valor em 40%.
  • Mecanismos que assegurem o respeito do caráter da bolsa.
  • Fim da utilização de Bolsistas REUNI, como substitutos de Professores.
  • Ampliação com qualidade e cessão de vagas na moradia estudantil para pós-graduandos.
  • Licença maternidade com prorrogação da bolsa para todas as mães que requisitarem, sem exceção, no período da CLT.
  • Ampliação com qualidade das Vagas no NDI e destinação de 10% das mesmas para mães e pais pós-graduandas/os.
  • Ampliação e Atualização do Acervo da Biblioteca Universitária.
  • Fim da cobrança de multas e discussão de método alternativo a esta.
  • Biblioteca Universitária 24h.
  • RU com opção vegetariana, bem como manutenção do funcionamento no período de recesso para atender os Pós-graduandos e quem necessitar.
  • Café da Manhã no Refeitório Universitário.

Financiamento:

• Aumento de verbas Publicas destinadas a Pós-Graduação e não vinculação destas a critérios produtivistas.
  • 10% do PIB para a educação com efeito imediato.

Projeto de Universidade:

• Hospital Universitário 100% Publico, bem como garantia de que não haja privatização a partir da EBSERH.
  • Ampliação do Investimento Publico no Hospital Universitário.
  • Pesquisa e extensão com vinculação as necessidades reais da população brasileira.
  • Debate promovido pelas instituições e movimentos sociais sobre o papel das Empresas Privadas dentro da Universidade Publica.”

Florianópolis, junho de 2012

Carta Aberta da Associação dos Pós-Graduandos.doc