Nota da Associação de Pós Graduandos sobre a participação na comissão de transição da reitoria

16/02/2012 20:56

Prezados pós graduandos,

Acreditamos que a força de uma entidade provém do diálogo aberto entre pares, desta forma viemos a público  manifestar a motivação da gestão ‘Todos no Mesmo Barco’ 2011-2012 de participar do processo de transição da reitoria de nossa universidade, o qual fomos convidados pelas reitoras eleitas, professoras Roselane Neckel e Lucia Pacheco.

Entendemos que a transição é um processo de fundamental importância para a continuidade dos trabalhos relevantes e essenciais da UFSC, bem como possibilita a construção de uma base forte para eventuais mudanças.

A oportunidade de participar da equipe de transição nos coloca como protagonistas neste momento. Possibilita-nos além de conhecer a fundo espaços e questões de nossa universidade que na maioria das vezes não temos acesso, a adquirir subsídios para a revisão, manutenção ou proposição de políticas e programas relacionadas a pós graduação na UFSC, qualificando nossa intervenção e desta forma auxiliando concretamente na construção de nossa universidade. Nos dá perspectiva de intervir da concepção à implantação e avaliação.

Estamos acompanhando o processo de transição nas pró-reitorias de pós graduação e de pesquisa e extensão, as quais entendemos que guardam uma relação estreita com nossa entidade. Todavia, nos fóruns que serão construídos em nossa universidade teremos acesso as informações de forma global e poderemos opinar junto a toda comunidade universitária.

É importante que participemos dos mesmos, pois, ali se encontra a possibilidade real de encaminhamento de diretrizes para o próximo período. Manteremos-os informados durante a elaboração de nossas atividades e estaremos neste ínterim realizando uma série de conversas no sentido de contribuir nestes espaços.

A posição da entidade foi tomada no dia 8 de fevereiro, em reunião ampliada realizada na sede, cuja convocação foi enviada por diversos canais aos pós graduandos. Todavia, este entendimento não significa que apoiamos incondicionalmente tudo que a nova administração vier a implementar. A autonomia de nossa entidade é o bem mais caro, não pretendemos abrir mão dela.

A APG é aberta a todos vocês, participem destas discussões presencialmente, pelas redes sociais, por e-mail, visitem nossa sede. Façam-se presentes.

Atenciosamente,

Jouhanna do Carmo Menegaz

Mestranda em Enfermagem

Presidente da Associação de Pós Graduandos da Universidade Federal de Santa Catarina