Pintura do Mural do Departamento de Administração (UFSC) integra Buenos Aires e Florianópolis

23/01/2012 20:49

Visando criar uma arte de integração Brasil-Argentina em um espaço de fácil acesso ao público, especialmente na universidade – universo que abrange diferentes ideias e visões – o mural do Departamento de Administração Escolar ( DAE) será pintado ícones de  Buenos Aires e da Ilha de Santa Catarina  por dois artistas plásticos: a argentina Patrícia Di Loreto e o brasileiro Digo Tertschitsch. A proposta do Departamento Artístico Cultural (DAC) da Secretária de Cultura e Arte e do DAE é integrar Buenos Aires e Florianópolis no circuito cultural do Mercosul em 2012, construindo uma proposta de apresentar a arte democraticamente em paredes de prédios públicos.

O Mural, com cerca de 6X5 metros, será pintado com tinta látex, utilizando a técnica figurativa, respeitando e integrando as características dos dois artistas.

Patricia contou a Agecom que está há seis anos em Florianópolis e foi muito bem acolhida. A partir de seu portfólio foi convidada para expor em diversos locais. Conheceu muitos artistas, estabelecendo uma amizade muito grande com Digo, para quem propôs um mural – já que trabalhava como muralista em Buenos Aires.

Decidiram, então, apresentar um projeto sobre o que já vinham trabalhando – o relacionamento Buenos Aires- Florianópolis.

Digo conhece bem a cultura nativa da Ilha de Santa Catarina e a ideia foi colocar ícones de Buenos Aires e Florianópolis – tema do mural que terá um casal dançando tango na Mata Atlântica e no centro se vê uma mesa com ostras, caipirinhas, cachaça e casquinhas de siri com o mar ao fundo.

O sentido é trazer para Floripa uma ideia diferente de mural – mais tradicionalista, já que aqui há muitos de grafite. Digo é um pintor clássico, se encaixando nesta proposta de um mural relacionado com a velha escola – renascentista e dos murais mexicanos.  Outro objetivo é fazer uma intervenção em uma parede pode ser tornar um ponto cultural .

Fonte: Notícias UFSC