UFSC lança Portal das Licenciaturas e apresenta revista

31/10/2011 07:00

Realizado, no dia 19 de outubro, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o lançamento oficial do Portal das Licenciaturas, uma das principais ações do projeto Programa de Consolidação das Licenciaturas (Prodocência) da universidade. O evento contou com a participação de professores, alunos e autoridades, aos quais foram apresentados o conteúdo do Portal e a proposta editorial da Revista EntreVer.

O lançamento realizou-se durante a Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPEX) da UFSC, da qual a coordenação do projeto participou com um estande do Prodocência. Ambas as ações, o portal e a revista, foram bem recebidas pelo público visitante e espera-se que em 2012 sejam implementadas as demais ações previstas no Portal, como o acervo de relatórios de estágio e os programas de formação continuada oferecidos aos egressos das licenciaturas da UFSC, em parceria com a rede estadual de educação.

Prodocência

O Prodocência atua com o objetivo de valorizar a formação e reconhecer a relevância social dos profissionais do magistério da educação básica. O programa seleciona propostas que contemplem novas formas de gestão institucional e desenvolvam experiências metodológicas e práticas docentes de caráter inovador. As iniciativas contempladas apresentam projetos de cooperação entre unidades acadêmicas que busquem elevar a qualidade da formação dos futuros docentes. A integração entre educação superior e educação básica, assim como a superação de problemas identificados nas avaliações feitas nos cursos de licenciatura também são objeto do programa.

O Prodocência é um programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), coordenado pela Diretoria de Educação Básica Presencial (DEB).

Saiba mais sobre o Prodocência.

*Texto retirado na íntegra do Portal Capes