Processo eleitoral na UFSC será conduzido por comissão representativa

16/09/2011 21:54

Foto: Camila Peixer

Por decisão tomada na manhã desta terça-feira, dia 13, pelo Conselho Universitário (CUn) da UFSC, o processo eletivo para a escolha do reitor e vice-reitor da instituição para o quadriênio 2012-2016 será conduzido pela Comissão Eleitoral Representativa de Entidades, formada por dois professores, dois servidores técnico-administrativos, dois alunos de graduação e dois alunos de pós-graduação da Universidade. Essa comissão vai definir o calendário, o colégio eleitoral e as condições de elegibilidade dos candidatos.

De acordo com o relator do processo, Luis Carlos Cancellier de Olivo, professor do Departamento de Direito, em uma semana a comissão deverá elaborar um regimento e editar todas as normas para viabilizar a eleição. “Deverão ser mantidas as diretrizes das consultas públicas relativas às eleições de 1999, 2003 e 2007”, adiantou ele. A decisão de não aceitar uma proposta de resolução apresentada pelo reitor Alvaro Toubes Prata partiu da premissa de que “o Conselho Universitário não pode regulamentar a consulta pública”. Este papel, diz Cancellier, cabe à comissão representativa.

A sugestão do estudante e conselheiro Sergio Luis Schlatter Jr., que elaborou uma minuta de resolução normativa substitutiva sobre a matéria, é de que a inscrição de chapas se estenda de 23 a 30 de setembro. O primeiro turno da eleição acontecerá no dia 9 de novembro e o segundo turno, se houver, será no dia 30 no mesmo mês. Ele também sugeriu a utilização de voto em urna eletrônica envolvendo eleitores da sede da UFSC, em Florianópolis, e dos campi de Joinville, Curitibanos e Araranguá.

Estarão aptos para votar os servidores docentes e técnico-administrativos ativos da Universidade e os alunos dos cursos de graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado) sediados em Florianópolis e nos campi que tenham a condição de matrícula regular até o dia 26 de outubro deste ano. A participação dos alunos de educação a distância vai ser discutida pela Comissão de Entidades Representativas.

—-

A APG realizará a indicação dos dois membros para a comissão, escolhidos em reuniões extraordinárias realizadas na sede, aberta a todos os pós-graduandos. Em breve será convocada uma Assembléia Geral a todos pós-graduandos para discutir o processo de eleição e posicionamento da associação.